?Comissão discute propostas para implantação do projeto-piloto do Selo Digital
Efetivação da tecnologia nas unidades cartorárias pretende cumprir a Meta 7 do CNJ; instalação do sistema em três cartórios será iniciada no mês de março
Representantes da Comissão responsável pelo aperfeiçoamento das atividades extrajudiciais de Alagoas reuniram-se com a juíza Lorena Sotto-Mayor, nesta segunda-feira (11), no prédio da Corregedoria Geral de Justiça de Alagoas (CGJ/AL), com o objetivo de apresentar propostas de redação para a implantação do projeto-piloto do Selo Digital nos cartórios do Estado. A efetivação da tecnologia nas unidades cartorárias pretende cumprir a Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A implantação nos três cartórios escolhidos será realizada no mês de março. A primeira serventia extrajudicial receberá a tecnologia no dia 7, a segunda, no dia 11, e a terceira, no dia 13.
“Hoje a gente esteve colhendo as sugestões, tanto das pessoas que integram a comissão, quanto das representantes das unidades cartorárias que vão participar do projeto-piloto sobre o projeto de resolução. A partir de amanhã, a gente começa a fase preparatória para o projeto-piloto e as três unidades vão receber visitas da equipe técnica do Tribunal de Justiça”, disse a juíza.
Para o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Cleomadson Abreu, o 1º Cartório de Registro Civil e Notas de Maceió, do qual é representante, os três cartórios escolhidos serão modelos para os demais de Alagoas. “Minha expectativa é que tudo ocorra na melhor qualidade possível, que possamos adequar o sistema para a população e servir para todos os alagoanos”, disse.
A efetivação da minuta de resolução será testada durante a implantação do projeto-piloto. Até o momento, seis propostas foram recebidas pela presidente da comissão, a juíza auxiliar da Corregedoria Lorena Sotto-Mayor, e a viabilidade delas será avaliada.
Projeto-piloto
Para atender a uma das prioridades da gestão, o corregedor Fernando Tourinho divulgou, no dia 1º de fevereiro, a Portaria nº 194, com o objetivo de criar o projeto-piloto para a implantação do Selo Digital QR Code em Alagoas. A intenção é aperfeiçoar a ferramenta para que atenda às necessidades dos cartórios, em cumprimento à Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De início, três serventias extrajudiciais farão parte do projeto: o 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas, o 1º Tabelionato de Notas e Protestos e o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais – 1º Distrito.
Veja também
Últimas notícias
Marco Rubio nega que EUA tenham "facilitado" entrada de Flávio no país
Marcelo Victor nomeia Otávio Lessa presidente da Arsal após aprovação na Assembleia
Chilli Beans entra com pedido de recuperação extrajudicial para renegociar R$ 340 milhões em dívidas
Suspeito de matar mulher em Santana do Ipanema tem prisão preventiva decretada pela Justiça
Prefeitura publica edital para construção de uma creche na Lagoa da Areia dos Marianos
Campeã no Master Games Brasil, Carminha será a atleta estrela da 25ª Corrida de Arapiraca, neste sábado (31)
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
