4ª Vara teve a melhor taxa de produtividade entre as criminais da Capital
Audiências de instrução contribuíram para aumentar o número de julgamentos durante o ano, segundo o juiz Josemir Pereira de Souza
A 4ª Vara Criminal de Maceió obteve o maior índice de atendimento à demanda e a melhor taxa de produtividade entre as unidades criminais da Capital, segundo avaliação do Juízo Proativo de 2018, projeto promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A unidade se destacou pelo índice de atendimento à demanda de 262%, que é a relação entre os processos que entram e os que são baixados, e pela taxa de produtividade de 337%, que engloba os processos novos e os julgados.
Em 2018, a 4ª Vara foi a que mais baixou e julgou processos, com 354 processos arquivados e 455 julgamentos. Durante o ano, chegaram 135 casos novos na unidade, que teve uma taxa de congestionamento de 77%, contando os processos já existentes e novos.
Para o titular da unidade, juiz Josemir Pereira de Souza, as audiências de instrução contribuíram para aumentar o número de julgamentos em 2018. “Chegamos a realizar 20 audiências por dia. Temos também uma boa equipe, bem coordenada, uma assessoria eficiente e compromisso com o trabalho. E sem audiência de instrução, não dá para julgar processos”.
O magistrado destacou que a prestação jurisdicional criminal dá maior segurança para a sociedade, além da tendência à diminuição de reincidência dos réus, que são julgados, condenados, e vão sofrer aumento de pena pelos crimes anteriores.
O levantamento do Juízo Proativo foi feito pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). Ainda não há data definida para a solenidade de premiação.
Veja também
Últimas notícias
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
