4ª Vara teve a melhor taxa de produtividade entre as criminais da Capital
Audiências de instrução contribuíram para aumentar o número de julgamentos durante o ano, segundo o juiz Josemir Pereira de Souza

A 4ª Vara Criminal de Maceió obteve o maior índice de atendimento à demanda e a melhor taxa de produtividade entre as unidades criminais da Capital, segundo avaliação do Juízo Proativo de 2018, projeto promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A unidade se destacou pelo índice de atendimento à demanda de 262%, que é a relação entre os processos que entram e os que são baixados, e pela taxa de produtividade de 337%, que engloba os processos novos e os julgados.
Em 2018, a 4ª Vara foi a que mais baixou e julgou processos, com 354 processos arquivados e 455 julgamentos. Durante o ano, chegaram 135 casos novos na unidade, que teve uma taxa de congestionamento de 77%, contando os processos já existentes e novos.
Para o titular da unidade, juiz Josemir Pereira de Souza, as audiências de instrução contribuíram para aumentar o número de julgamentos em 2018. “Chegamos a realizar 20 audiências por dia. Temos também uma boa equipe, bem coordenada, uma assessoria eficiente e compromisso com o trabalho. E sem audiência de instrução, não dá para julgar processos”.
O magistrado destacou que a prestação jurisdicional criminal dá maior segurança para a sociedade, além da tendência à diminuição de reincidência dos réus, que são julgados, condenados, e vão sofrer aumento de pena pelos crimes anteriores.
O levantamento do Juízo Proativo foi feito pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). Ainda não há data definida para a solenidade de premiação.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Carro fica virado após acidente na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Carro fica virado após acidente na Avenida Afrânio Lages, em Maceió

Leonardo Dias defende alocação de recursos para pacientes sem condições de alta social no PPA e na LOA

Nasce José Henrique, segundo filho do prefeito JHC e Marina Candia

Betoneira enferrujada era usada em laticínio insalubre na zona rural de Girau do Ponciano

Concurso 2905 da Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões

Laudo revela que esteticista sofreu traumas na cabeça e insuficiência respiratória
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
