?Justiça inicia primeira ‘Semana da Justiça pela Paz em Casa’ de 2019
Presidente Tutmés Airan e a desembargadora Elisabeth Carvalho acompanharam os trabalhos do Juizado da Mulher de Maceió, nesta manhã

O Judiciário de Alagoas iniciou nova edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, nesta segunda-feira (11), a primeira do ano. No Juizado da Mulher de Maceió, estão previstas 171 audiências de instrução e de justificação, até sexta (15). A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para gerar conscientização e dar celeridade aos processos de violência doméstica.
O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, e a desembargadora Elisabeth Carvalho, coordenadora estadual da Mulher, acompanharam os trabalhos da unidade nesta manhã. “É uma ferida no tecido social que precisa ser cuidada”, avalia o presidente do TJ.
“É um esforço hoje do estado todo, todos os juízes envolvidos nessa luta. No espaço doméstico deveria imperar a compreensão, carinho, amor, mas muitas vezes impera a violência, contra alguém que é fisicamente mais frágil”, disse Tutmés Airan durante a visita.
Além dos juízes Paulo Zacarias, titular do Juizado, e José Miranda, auxiliar, diariamente há mais três magistrados nas audiências, revezando-se ao longo do mutirão. “Aumentamos a quantidade de audiências, com mais promotores, defensores públicos e servidores. É uma força de trabalho enorme que o Poder Judiciário disponibiliza para as mulheres, porque elas merecem toda a atenção do poder público”, afirma Paulo Zacarias.
“É muito importante essa ação criada pela ministra Cármen Lúcia”, disse a desembargadora Elisabeth Carvalho. “Ainda estamos aquém do necessário, pois mesmo com todos os esforços e medidas, a violência tem aumentado. É importantíssimo que a mulher vítima denuncie e também quem está nas proximidades”, reforçou.
Para o juiz José Miranda, “o mais importante é chamar a atenção da população para esse problema grave que é a violência doméstica contra a mulher”. A ação também estão sendo realizada pelo Juizado da Mulher de Arapiraca, onde o juiz Alexandre Machado tem 20 audiências pautadas para a semana.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso em flagrante em Maceió por aplicar golpes com comprovantes falsos de PIX que creditavam apenas R$0,01

Homem é atropelado por moto e sofre fratura exposta na Av. Menino Marcelo

Arena dos Engenhos: Festival cultural e gastronômico será realizado em Arapiraca

Oposição aposta em Nunes Marques para tornar Bolsonaro elegível se anistia for parcial

Líderes do Brics conversam sobre tarifaço e guerras em reunião virtual
![[Vídeo] Polícia prende em Pernambuco homem acusado de feminicídio e estupro em União dos Palmares](https://img.7segundos.com.br/OtoomuBcTuwIbY3ROmGSGwEQNCo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-08-at-101459.jpeg)
[Vídeo] Polícia prende em Pernambuco homem acusado de feminicídio e estupro em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
