Centro de conciliação na Cooperativa Sicredi realiza primeiras audiências
Objetivo é fazer com que os cooperados negociem suas dívidas com a instituição antes que as demandas cheguem ao Judiciário
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), inaugurado na Cooperativa Sicredi no dia 15 de fevereiro, realizou nesta terça (12) suas primeiras audiências de conciliação. O objetivo é fazer com que os cooperados negociem suas dívidas com a instituição antes que as demandas cheguem ao Judiciário.
O advogado Elisvaldo de Lima possuía um débito com o Sicredi e, durante audiência, conseguiu fazer acordo com a cooperativa. “Essa dívida me tirava o sono, mas, com essa iniciativa, vi uma oportunidade única de resolver os débitos. A partir de agora só fica em débito quem quiser”, destacou.
As audiências foram conduzidas pelo juiz Cláudio José Gomes Lopes. Segundo o magistrado, buscar a conciliação antes de iniciar o processo judicial é o melhor caminho. “É um acordo feito com a instituição financeira, onde o associado pode mostrar a sua situação e ver a melhor forma de quitar esse débito”, afirmou.
Para o juiz, a conciliação confere mais celeridade à resolução dos conflitos. “O método de conciliação é de extrema importância para as partes e para o Judiciário, porque a celeridade do processo é muito maior, por não precisar da formalidade de uma execução judicial. Além de ser uma forma de as partes construírem o melhor caminho para o acordo”.
No mês de março, as audiências serão realizadas todas as terças-feiras, pela tarde. A partir de abril, as audiências pré-processuais ocorrerão às segundas, quartas e quintas-feiras. Nas terças, serão feitas as conciliações de processos já judicializados.
De acordo com a gerente de relacionamento do Sicredi, Danielle Goes, a mediação e a conciliação possibilitam aos associados uma melhoria financeira, beneficiando também a cooperativa. “A gente tenta resolver da melhor forma. A pessoa chega, senta e conversa da melhor forma para ambas as partes”.
Veja também
Últimas notícias
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
