Opção de nome social é incluída em cadastro de servidores municipais
Direito foi adquirido com a Lei Municipal nº. 6.413 de 29 de Abril de 2015

Começou o prazo para a atualização cadastral dos servidores municipais ativos. O procedimento pode ser realizado até 12 de abril, acessando o portal: http://servidor.maceio.al.gov.br. Este ano, há a opção de inclusão do nome social.
Nome Social é aquele reconhecido por travestis e transexuais, bem como são identificados pela comunidade em que vivem. O direito foi adquirido com a Lei Municipal nº. 6.413 de 29 de Abril de 2015, que determina que os servidores possam usar o nome social em todas as secretarias e órgãos da administração pública municipal, direta ou indireta. O Decreto n° 8547, publicado no Diário oficial de Maceió, em fevereiro de 2018, reforça a garantia do direito ao uso e tratamento do nome escolhido por aqueles cuja identidade de gênero é o oposto do sexo atribuído.
“Esta opção foi uma preocupação nossa de aproveitar o momento de atualização cadastral para reforçar a necessidade deste reconhecimento e respeito a estes servidores. Estamos envolvidos nesta causa e estamos abertos para qualquer tipo de ação que represente ainda mais inclusão e respeito à diversidade”, disse o secretário-adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Israel Guerreiro.
Julio Daniel, assistente administrativo da Semge, também reforçou a importância de que os órgãos da administração pública municipal promovam o debate sobre o direito do uso do nome social. “Os departamentos de Recursos Humanos de cada secretaria podem contribuir para que a lei seja cumprida e o direito das pessoas trans respeitado. É um ato simples, mas se faz necessária a capacitação dos servidores, principalmente dos setores de atendimento. Isto fará toda diferença na vida desses profissionais”, ressaltou.
A servidora Fabíola Silva, assessora da Coordenação da Diversidade Sexual na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), destaca a importância de ser identificada pelo nome social. “É muito importante ter esse direito reconhecido, ser chamada pelo nome com o qual me identifico, desde que me transformei que utilizo o nome social. Isso tem mais de 20 anos. A importância de usar o nome social é uma forma de nos respeitar como pessoa, pois temos a aparência feminina e não queremos ser identificados pelo nome masculino”, afirmou.
Para o servidor que queira requerer a inclusão do nome social, é preciso solicitar ao setor de Recursos Humanos da secretaria a que está vinculado para que seja utilizado tanto no tratamento pessoal como funcionalmente. Não é necessário nenhum documento para comprovação do nome a ser utilizado, basta apenas fazer a solicitação junto ao RH.
A atualização cadastral é para todos os servidores ativos (efetivos, comissionados, estagiários e temporários). O servidor que não atualizar seus dados pode ficar com o pagamento suspenso.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
