Sesau emite nota sobre morte de criança de 2 anos
Criança teria passado por duas unidades públicas de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu uma nota sobre o falecimento de uma criança de apenas 2 anos que morreu na quinta-feira (28) em Maceió.
Familiares procuraram a imprensa informando que Andreza Silva faleceu em decorrência de um choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição após ser atendida em duas unidades públicas de saúde.
Os parentes estão acusando os locais de negligência, um deles foi o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões.
A Sesau informou que prestou toda a assistência necessária à paciente e que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes.
Leia a nota na íntegra:
A Supervisão do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões esclarece que prestou a assistência necessária à paciente A.C.B.H.S. nas duas ocasiões em que ela esteve na unidade, conforme prevê o protocolo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Salienta que, antes de procurar assistência no Ambulatório, no dia 26/03, ela já havia recebido atendimento no Posto Municipal Hamilton Falcão, segundo relato feito pela própria mãe, que não sabia informar se o calendário vacinal da criança estava atualizado e relatou que a paciente apresentava uma lesão no lábio, além de tosse e febre, há uma semana. Após ser examinada pela médica e não apresentando sintomas que justificassem um encaminhamento para internação, uma vez que a criança estava ativa, corada e os aparelhos respiratório e cardíaco não apresentavam alteração, a paciente foi medicada e liberada, recebendo as orientações para que continuasse o tratamento em sua residência. No dia seguinte (27/03), a mãe retornou ao Ambulatório, informando que a criança continuava febril e relatou que ela apresentava uma lesão no terceiro dedo da mão esquerda e que já estava fazendo uso de Amoxicilina, prescrita em outra unidade de saúde. Mais uma vez, a criança foi examinada, medicada e, novamente, por não apresentar sintomatologia para internação, foi liberada e a mãe recebeu a orientação para retornar à unidade se houvesse piora do quadro clínico, o que não ocorreu. A supervisão do Ambulatório Denilma Bulhões esclarece que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes e a causa foi choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição. Salienta que está à disposição da família para prestar os esclarecimentos necessários, como fez na quinta-feira (28/03), quando o pai da criança esteve na unidade e recebeu cópia do Prontuário Médico, atestando que a conduta adotada atendeu ao que prevê a assistência pré-hospitalar em saúde.
Veja também
Últimas notícias

Meia Maratona e 39ª Corrida Tiradentes reúne cerca de 2.500 atletas em Maceió

Homem joga carro contra dezenas de pessoas no Canadá; 11 morreram

Flamengo sobra e goleia o Corinthians no estádio do Maracanã

Homem morre em acidente envolvendo motocicleta e caminhonete em Arapiraca

Defesa de João Neto critica exposição midiática do caso: ‘espetaculoso e sensacionalista’

Acidente entre dois carros complica trânsito na AL-101 Norte, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
