Sesau emite nota sobre morte de criança de 2 anos
Criança teria passado por duas unidades públicas de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu uma nota sobre o falecimento de uma criança de apenas 2 anos que morreu na quinta-feira (28) em Maceió.
Familiares procuraram a imprensa informando que Andreza Silva faleceu em decorrência de um choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição após ser atendida em duas unidades públicas de saúde.
Os parentes estão acusando os locais de negligência, um deles foi o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões.
A Sesau informou que prestou toda a assistência necessária à paciente e que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes.
Leia a nota na íntegra:
A Supervisão do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões esclarece que prestou a assistência necessária à paciente A.C.B.H.S. nas duas ocasiões em que ela esteve na unidade, conforme prevê o protocolo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Salienta que, antes de procurar assistência no Ambulatório, no dia 26/03, ela já havia recebido atendimento no Posto Municipal Hamilton Falcão, segundo relato feito pela própria mãe, que não sabia informar se o calendário vacinal da criança estava atualizado e relatou que a paciente apresentava uma lesão no lábio, além de tosse e febre, há uma semana. Após ser examinada pela médica e não apresentando sintomas que justificassem um encaminhamento para internação, uma vez que a criança estava ativa, corada e os aparelhos respiratório e cardíaco não apresentavam alteração, a paciente foi medicada e liberada, recebendo as orientações para que continuasse o tratamento em sua residência. No dia seguinte (27/03), a mãe retornou ao Ambulatório, informando que a criança continuava febril e relatou que ela apresentava uma lesão no terceiro dedo da mão esquerda e que já estava fazendo uso de Amoxicilina, prescrita em outra unidade de saúde. Mais uma vez, a criança foi examinada, medicada e, novamente, por não apresentar sintomatologia para internação, foi liberada e a mãe recebeu a orientação para retornar à unidade se houvesse piora do quadro clínico, o que não ocorreu. A supervisão do Ambulatório Denilma Bulhões esclarece que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes e a causa foi choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição. Salienta que está à disposição da família para prestar os esclarecimentos necessários, como fez na quinta-feira (28/03), quando o pai da criança esteve na unidade e recebeu cópia do Prontuário Médico, atestando que a conduta adotada atendeu ao que prevê a assistência pré-hospitalar em saúde.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
