Saúde

Sesau emite nota sobre morte de criança de 2 anos

Criança teria passado por duas unidades públicas de saúde

Por 7Segundos 29/03/2019 16h04
Sesau emite nota sobre morte de criança de 2 anos
Criança foi atendida no Ambulatório Denilma Bulhões - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu uma nota sobre o falecimento de uma criança de apenas 2 anos que morreu na quinta-feira (28) em Maceió.

Familiares procuraram a imprensa informando que Andreza Silva faleceu em decorrência de um choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição após ser atendida em duas unidades públicas de saúde.

Os parentes estão acusando os locais de negligência, um deles foi o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões.

A Sesau informou que prestou toda a assistência necessária à paciente e que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes.

Leia a nota na íntegra:

A Supervisão do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões esclarece que prestou a assistência necessária à paciente A.C.B.H.S. nas duas ocasiões em que ela esteve na unidade, conforme prevê o protocolo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Salienta que, antes de procurar assistência no Ambulatório, no dia 26/03, ela já havia recebido atendimento no Posto Municipal Hamilton Falcão, segundo relato feito pela própria mãe, que não sabia informar se o calendário vacinal da criança estava atualizado e relatou que a paciente apresentava uma lesão no lábio, além de tosse e febre, há uma semana. Após ser examinada pela médica e não apresentando sintomas que justificassem um encaminhamento para internação, uma vez que a criança estava ativa, corada e os aparelhos respiratório e cardíaco não apresentavam alteração, a paciente foi medicada e liberada, recebendo as orientações para que continuasse o tratamento em sua residência. No dia seguinte (27/03), a mãe retornou ao Ambulatório, informando que a criança continuava febril e relatou que ela apresentava uma lesão no terceiro dedo da mão esquerda e que já estava fazendo uso de Amoxicilina, prescrita em outra unidade de saúde. Mais uma vez, a criança foi examinada, medicada e, novamente, por não apresentar sintomatologia para internação, foi liberada e a mãe recebeu a orientação para retornar à unidade se houvesse piora do quadro clínico, o que não ocorreu. A supervisão do Ambulatório Denilma Bulhões esclarece que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes e a causa foi choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição. Salienta que está à disposição da família para prestar os esclarecimentos necessários, como fez na quinta-feira (28/03), quando o pai da criança esteve na unidade e recebeu cópia do Prontuário Médico, atestando que a conduta adotada atendeu ao que prevê a assistência pré-hospitalar em saúde.