Sesau emite nota sobre morte de criança de 2 anos
Criança teria passado por duas unidades públicas de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu uma nota sobre o falecimento de uma criança de apenas 2 anos que morreu na quinta-feira (28) em Maceió.
Familiares procuraram a imprensa informando que Andreza Silva faleceu em decorrência de um choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição após ser atendida em duas unidades públicas de saúde.
Os parentes estão acusando os locais de negligência, um deles foi o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões.
A Sesau informou que prestou toda a assistência necessária à paciente e que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes.
Leia a nota na íntegra:
A Supervisão do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões esclarece que prestou a assistência necessária à paciente A.C.B.H.S. nas duas ocasiões em que ela esteve na unidade, conforme prevê o protocolo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Salienta que, antes de procurar assistência no Ambulatório, no dia 26/03, ela já havia recebido atendimento no Posto Municipal Hamilton Falcão, segundo relato feito pela própria mãe, que não sabia informar se o calendário vacinal da criança estava atualizado e relatou que a paciente apresentava uma lesão no lábio, além de tosse e febre, há uma semana. Após ser examinada pela médica e não apresentando sintomas que justificassem um encaminhamento para internação, uma vez que a criança estava ativa, corada e os aparelhos respiratório e cardíaco não apresentavam alteração, a paciente foi medicada e liberada, recebendo as orientações para que continuasse o tratamento em sua residência. No dia seguinte (27/03), a mãe retornou ao Ambulatório, informando que a criança continuava febril e relatou que ela apresentava uma lesão no terceiro dedo da mão esquerda e que já estava fazendo uso de Amoxicilina, prescrita em outra unidade de saúde. Mais uma vez, a criança foi examinada, medicada e, novamente, por não apresentar sintomatologia para internação, foi liberada e a mãe recebeu a orientação para retornar à unidade se houvesse piora do quadro clínico, o que não ocorreu. A supervisão do Ambulatório Denilma Bulhões esclarece que a criança entrou em óbito durante atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes e a causa foi choque séptico (infecção), pneumonia, anemia e desnutrição. Salienta que está à disposição da família para prestar os esclarecimentos necessários, como fez na quinta-feira (28/03), quando o pai da criança esteve na unidade e recebeu cópia do Prontuário Médico, atestando que a conduta adotada atendeu ao que prevê a assistência pré-hospitalar em saúde.
Veja também
Últimas notícias

Chegada de Dudu Hollanda à Assembleia Legislativa joga Galba Novaes de escanteio

Alfredo Gaspar deixará o União Brasil se o partido firmar aliança com Lula

Últimos dias de inscrição para os cursos online e gratuitos em acessibilidade audiovisual

Bolsonaro põe tornozeleira, nega fuga e diz sofrer 'suprema humilhação'

Idealizada por Marina Candia, exposição celebra mulheres históricas de Alagoas por meio da moda

Moradores do Planalto II denunciam queima frequente de pneus em terreno baldio de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
