Redução do número de assaltos a ônibus em Maceió ganha destaque nacional
Segundo reportagem, ações da SSP resultam em queda expressiva das ocorrências

As ações desenvolvidas pela Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) têm ganhado cada vez mais destaque nacional, como mostra o levantamento realizado pela Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU) sobre assaltos a ônibus urbanos. Segundo o levantamento, a redução do número de assaltos em Maceió foi expressiva e as ações adotadas pela SSP foram importantes para essa diminuição.
O levantamento mostra que Alagoas vem na contramão do restante do país, priorizando a Segurança Pública, apesar da crise nacional, já que esse tipo de crime cresce no resto do Brasil. Em 2016, os assaltos a quatro empresas que operam em Maceió totalizaram 1.109 ocorrências — uma média de 92 assaltos por mês. Em 2017, o número caiu quase à metade, para 507 ocorrências. Já em 2018, a redução foi ainda mais perceptível, para 325 — uma queda acumulada de 82% no número de assaltos.
Dados apresentados nesta semana pela SSP mostram que a redução continua em 2019. Segundo levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), no primeiro trimestre deste ano, houve uma diminuição de 70%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, utilizar o transporte coletivo em Maceió tem se tornado uma ação cotidiana cada vez mais segura.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, destacou a importância do resultado. “Nós nos tornamos exemplo para os outros estados do Brasil, que buscam saber como conseguimos uma redução tão expressiva. Já chegamos a ter uma média de 120 assaltos por mês e encerramos agora o primeiro trimestre deste ano com 31 assaltos. É muito importante a integração das forças policiais aos setores envolvidos com o transporte público, precisamos ter essa consciência de parceria para dar segurança a quem mais precisa do Estado”, afirmou.
Em entrevista à revista NTUrbano, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), Guilherme Borges de Oliveira, explicou como tem funcionado o trabalho em conjunto.
“Nós conseguimos uma ótima parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Atualmente, temos encontros mensais com a cúpula de segurança de Alagoas. Nessas reuniões, levamos os dados registrados pelas empresas, como os bairros de maior incidência de assaltos e as linhas, bem como a hora que são mais recorrentes. Com essas informações, a Polícia Militar realiza abordagens, trazendo sensação de segurança para o passageiro rodoviário e coibindo uma possível ação criminosa. Os veículos são equipados com câmeras de videomonitoramento, e as imagens são enviadas à Polícia Civil para investigação, o que já resultou em prisões de quadrilhas especializadas em roubos a ônibus”, disse.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
