Imprensa Oficial Graciliano Ramos seleciona ilustradores para a Coleção Coco de Roda 2019
Editora lança edital público para escolher cinco profissionais
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos anuncia a abertura do período de inscrições para o edital de credenciamento que visa selecionar os profissionais que farão as ilustrações da Coleção Coco de Roda, de livros infantis. O período de inscrição começa no dia 6 de maio e termina no dia 7 de junho deste ano. Para participar basta ser alagoano ou estar radicado em Alagoas.
O ato de inscrição pode ser realizado presencialmente, na sede da empresa, ou com o envio do material pelos Correios, dentro do prazo estabelecido. É necessário preencher uma ficha de cadastro, além de apresentar currículo, portfólio e alguns documentos exigidos, por isso é muito importante não deixar para se organizar na última hora. Os interessados podem ler o edital completo e baixar a ficha de inscrição no site da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Os vencedores do edital vão ilustrar os cinco novos livros da série, inaugurada em 2011, e que já conta 26 publicações. Os títulos da edição 2019 da Coleção Coco de Roda serão lançados na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com programação prevista de 1 a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá.
Serão selecionados cinco ilustradores (um para cada livro), que receberão um prêmio de R$ 3,5 mil e uma cota de 2% da primeira tiragem do livro que ilustrar. Vale ressaltar que os autores dos textos também serão selecionados por edital cujo o resultado será divulgado no dia 1º de julho.
“Nosso objetivo é gerar oportunidade de trabalho para os profissionais criativos que atuam no estado, abrindo processos seletivos públicos, democráticos e transparentes, que asseguram condições isonômicas aos candidatos”, afirma Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Segundo o executivo, a Coleção Coco de Roda é um dos projetos editoriais mais bem-sucedidos da editora e seus livros vêm sendo amplamente adotados tanto pelas escolas públicas quanto pelas escolas privadas do estado.
Diferenciais
Os editais da Coleção Coco de Roda são realizados a cada dois anos pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Seus certames são sempre muito aguardados pelos escritores e ilustradores alagoanos, contando com número crescente de inscrições a cada edição.
O diferencial da coleção é o conjunto de narrativas sempre situadas geograficamente em Alagoas, retratando temas que fazem parte da cultura, da tradição e da história do estado, contribuindo assim para a preservação da nossa memória e para a consolidação da nossa identidade. Sua linguagem tem forte sotaque local, apresentando vocabulário e expressões da nossa gente.
Além de ser capaz de despertar o prazer da leitura, as historinhas da Coleção Coco de Roda permitem diversos tipos de reflexão, possibilitando discussões sobre valores como amor, solidariedade, amizade, capacidade de superação, busca pelo autoconhecimento, respeito à diversidade e inclusão social.
Ao apostar exclusivamente no talento local, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos pretende contribuir para o avanço do mercado editorial do estado, gerando oportunidades para os novos talentos.
“Profissionais alagoanos renomados no Brasil e no exterior já assinaram trabalhos pela coleção Coco de Roda, como Cristiano Suarez, que ilustrou Estrela Raivosa, e Pedro Lucena, que ilustrou Zé Muquém Pegou o Trem. Outros profissionais iniciaram suas carreiras trabalhando com a gente, como Daniel Aubert, autor das ilustrações de Silvana, a Baleia Beluga, mas sempre apostamos em novos nomes, como Ivan Ramos que ilustrou Uma Amizade Além do Tempo e Jean Carlos, autor das ilustrações de O Colar de Pérolas de Cecília”, diz Fernando Rizzotto, editor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, sobre os profissionais escolhidos na edição de 2017.
Veja também
Últimas notícias
Deputado compara demarcação de terras em Palmeira dos Índios ao afundamento do solo em Maceió
Prefeito Petrúcio Barbosa e vice-prefeito alcançam 83% de aprovação à frente da gestão municipal de Igaci
Quem era Wagner Rodrigues, homem que morreu em incêndio em Marechal Deodoro
Febre do skincare infantil escancara tendência da adultização precoce
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
