Elkin Velasquez fala sobre avanços do programa Vida Nova nas Grotas
Diretor do escritório regional do ONU-Habitat participou do Dia D Vida Nova nas Grotas

Em entrevista ao programa Na Mira da Notícia, da rádio 96 FM, na manhã desta terça-feira (14), durante o Dia D do Vida Nova nas Grotas, na grota Poço Azul, no Jardim Petrópolis, em Maceió, o diretor do escritório regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, Elkin Velasquez, falou dos avanços e desafios do Programa que atende de dezenas de famílias em grotas do Estado.
"Estou presenciando um avanço muito importante. Já dá para falar que Alagoas deveria virar um Centro de Referência para todos aqueles que desejam conhecer o trabalho desenvolvido com as comunidades que mais precisam", enfatizou Velasquez. "A gente tem que ir a Medelín, mas também tem que vir para Alagoas olhar as boas experiências e compartilhar os bons avanços" complementou.
Velasquez também destacou a importância da parceria firmada com o Governo de Alagoas, que juntos levam serviços de melhorias da mobilidade urbana, acesso à educação, saúde e desenvolvimento social para moradores de grotas do Estado. "Com essa boa articulação, essa boa aliança, essa boa parceria, não tem jeito, vai dar certo. Eu fico muito feliz, é muito importante também escutar a apreciação das comunidades para também sempre olhar qual é a forma de melhorar, ter melhorias permanentes, passar do que é bom para o que pode dar sempre mais certo para as comunidades. Parabéns aos alagoanos, parabéns as comunidades por esses avanços e parabéns ao governador Renan Filho e a toda a equipe pelo trabalho", disse.
O programa
O Vida Nova nas Grotas já beneficia quase 300 mil pessoas na capital alagoana. No conjunto de ações que compõem o programa, o Governo de Alagoas já investiu R$ 107 milhões, destinados à melhoria das condições de vida das comunidades de Maceió. Desde 2017, quando se engajou ao Vida Nova nas Grotas, o ONU-Habitat trabalha no projeto “Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada”. O objetivo é fortalecer a atuação do Estado por meio de uma melhor compreensão do ambiente urbano e do estabelecimento ou aperfeiçoamento de suas políticas públicas, planos e ações.
Na parceria com o Governo de Alagoas, o ONU-Habitat também se dedicou à elaboração do Mapa Rápido Participativo (MRP) de Maceió, uma ferramenta de monitoramento das condições urbanas que utiliza a mesma metodologia aplicada pelo organismo internacional em diversos países para apontar as vulnerabilidades locais, identificar as heterogeneidades de cada comunidade e realizar diagnósticos gerais e temáticos que facilitam a tomada de decisões quanto às medidas a serem adotadas pelo Governo de Alagoas. O ONU-Habitat recebe o auxílio da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) no mapeamento dos dados socioeconômicos e geoespaciais das grotas de Maceió.
Veja também
Últimas notícias

Alagoas registra abertura de quase 3.800 novas empresas em abril e reduz tempo médio de formalização

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e descumprimento de medida protetiva, em Arapiraca

Igaci renova compromisso com a infância e adere à nova edição do Selo UNICEF
Prefeito Marcelo Beltrão inaugura nova escola em Lagoa do Pau

Esperança e solidariedade: Arapiraca se mobiliza para ajudar criança com doença rara

Fabio Costa critica Lula por rejeitar proposta dos EUA para classificar PCC e Comando Vermelho como terroristas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
