Evento internacional de tecnologia ambiental discute mercado sustentável
Durante evento, secretário Fábio Fabio destacou trabalho de Alagoas ao lembrar encerramento de lixões

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, participou, nesta quinta-feira (13), da abertura do I Encontro Tecnológico Ambiental Mercantil Internacional de Alagoas. Representando o governador Renan Filho no evento, que ocorre até esta sexta-feira (14), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Fábio Farias destacou que o Estado é um exemplo para o Brasil na questão do tratamento dos resíduos sólidos.
“Nós estamos presentes com o IMA, Fapeal, Casal e outros técnicos do Estado neste evento importantíssimo para que se troquem ideias e tecnologias. O Estado tem um cuidado todo especial, em assuntos como o reuso da águas, dessalinização e a questão do tratamento dos resíduos sólidos, onde Alagoas é um exemplo para o Brasil ao eliminar todos os lixões, quando assumimos o governo em 2015. Foi um passo significativo para a melhoria do meio ambiente”, destacou Farias.
De acordo com o secretário, eram vários lixões a céu aberto que foram fechados, ao lembrar o trabalho da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), tornando Alagoas o 3º do país e o 1º do Nordeste a finalizar essas áreas, graças à ação junto às prefeituras com a conscientização e colocando em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Ele lembrou ainda que, até aquele momento, apenas Maceió vinha destinando corretamente os resíduos sólidos. Esse descarte regular para o aterro havia sido iniciado em 2010. O secretário ressaltou a importância dos planos Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) e Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) que auxiliaram para o sucesso do estado.
O evento, que também conta com a parceria do Consulado Brasil-Alemanha e representantes do Estado Alemão Baden-Württemberg, traz informações, conhecimentos e experiências; possibilitando ser uma plataforma para troca de ideias e inovações, gerando oportunidades de negócios e networking, com a presença de especialistas nacionais e internacionais, representantes do governo, de instituições de classe, de indústrias e empresas.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, fez a abertura, ressaltando a importância do evento para as indústrias alagoanas. “É um evento que estreita as relações da Alemanha com o Estado de Alagoas e o Nordeste, em especial no que diz respeito às tecnologias ambientais de vários segmentos”, disse Lyra.
Programação
O encontro terá quatro painéis: Dessalinização e Reuso da Água; Tratamento de Águas e Efluentes; Energias Renováveis; e Tratamento de Resíduos Sólidos.
Ainda na abertura do 1º Encontro Tecnológico Ambiental de Alagoas, o professor-doutor da Universidade de Stuttgart Uwe Menzel discorreu sobre a gestão de águas residuais industriais no Brasil, um projeto com o estado de Baden-Württemberg.
Um dos maiores especialistas em dessalinização do mundo, Claus Mertes, engenheiro e diretor executivo do Instituto de Dessalinização da Alemanha, apresentará um panorama sobre a dessalinização no planeta, bem como novas tecnologias na área e uma visão global do mercado.
Já a empresária Simone Horvatin, fundadora da Supply goGreen Technologies for a Green World e organizadora do evento, vai apresentar tecnologias ambientais de empresas europeias que buscam o mercado brasileiro, em especial, a tecnologia para limpeza a vapor e sustentável para tanques industriais e caminhões silo da fabricante holandesa Groninger.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
