Marx Beltrão quer combate a falso desconto na compra com débito no cartão
Esta prática de desconto com cartão de débito só é possível porque uma Lei de 2017 permite esta venda com preços diferenciados

A cena tornou-se comum, principalmente em postos de combustível. O produto ou litro custa um valor mais caro se pago no cartão de crédito. Mas se pago no débito ou à vista, o preço tem um “desconto”. Só que o desconto é, na verdade, falso. O preço ofertado com desconto na verdade já é mais alto e o cliente, mesmo usando débito, acaba pagando mais caro no final da conta, sendo lesado na esperança de fazer economia com o uso do cartão.
Esta prática de desconto com cartão de débito só é possível porque uma Lei de 2017 permite esta venda com preços diferenciados. Mas para combater este falso desconto, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) quer revogar esta legislação. Por isso, nesta quarta-feira (26), o parlamentar protocolou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) que muda esta regra.
O PL de autoria de Marx “revoga a Lei nº 13.455, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado, e altera a Lei nº 10.962, de 11 de outubro de 2004”, para vedar a possibilidade de diferenciação de preços nas vendas com cartões”.
“O que acontece, infelizmente, é que em alguns estabelecimentos este desconto passou a ser ilusório e, na verdade, o consumidor vem arcando com valores até mais altos, mesmo que pagando no débito” afirmou Marx Beltrão. Os valores mais altos ocorreriam em virtude de os excedentes serem “inseridos” de forma disfarçada no preço final apresentado como se “desconto” tivesse.
No PL, o parlamentar ainda afirma que “Não se pode permitir que um instrumento que já onera o consumidor com o pagamento de anuidades ainda venha a ser o causador de lesão ao seu patrimônio, ao imputar custos ainda mais altos”.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
