Festa Literária de Fernão Velho começa nesta quinta-feira
A partir das 19h, tem início, na Praça São José, a cerimônia de abertura do evento, que contará com um concerto da Banda do Exército Brasileiro

Realizada pela Associação Cultural Alagoa do Sul, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Festa Literária de Fernão Velho (Flifev) inicia sua primeira edição nesta quinta-feira (01).
A programação da Flifev começa às 8h35, com o Trem Literário, que irá proporcionar música e poesia aos passageiros. O embarque acontece na Estação Central, no Centro da cidade, e segue até Fernão Velho. Lá, durante o resto da manhã e à tarde, acontecerão as mesas de discussão: a primeira começará às 9h15, com o historiador Geraldo Majella falando sobre o bairro, a Fábrica Carmen e o legado dos operários. Logo após, às 10h, será realizada a segunda mesa com Edson Bezerra sobre o Manifesto Sururu, seguida da discussão sobre “O Teatro e a Paz”, com o ator e diretor Licurgo Spinola.
Intitulada “Conhecendo Bibliotecas”, a mesa que dá continuidade à programação da Flifev será realizada pela coordenadora da Rede de Bibliotecas da Semed, Janaína Tenório, e sua equipe a partir das 14h. Depois, às 14h40, acontece a quinta mesa de discussão da Flifev, que tem como tema Mediação de Conflitos, e conta com a participação da presidente da ONG Maceió Voluntário, Maristela Pozitano. ÀS 15h30, começam as apresentações culturais dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino.
A partir das 19h, tem início, na Praça São José, a cerimônia de abertura do evento, que contará com um concerto da Banda do Exército Brasileiro e com a apresentação do Coco de Roda de Fernão Velho. A programação da I Flifev segue até próximo sábado (03).
Festas Literárias
O histórico bairro de Fernão Velho é o quarto local a ser contemplado com festas literárias, que já aconteceram duas vezes no bairro do Pontal da Barra (Flipontal) e no Conjunto Graciliano Ramos (Fligraça), e uma vez no bairro do Jacintinho (Flijaça). Além disso, ainda no segundo semestre deste ano, serão realizadas novas edições da Flijaça e da Flipontal.
De acordo com o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, a iniciativa tem possibilitado a disseminação da cultura alagoana, além de incentivar o hábito da leitura.
“É uma grande satisfação poder acompanhar a evolução das festas literárias em nossa cidade. Iniciamos esse projeto em 2017, no Pontal da Barra, e hoje temos a oportunidade de realizá-lo em outras regiões com grande aceitação das comunidades, que participam ativamente da construção desses eventos literários”, afirmou.
Últimas notícias

Após acidente de moto, criança fica caída por 40 minutos a espera de socorro, em Arapiraca

Workshop vai abordar serviços da Junta Comercial e abertura automática de empresas

Acusada de matar mulher com golpes de faca é presa em Palmeira dos Índios

Moraes acata recomendação e arquiva pedido de prisão de Bolsonaro por obstrução à Justiça

Governo Federal realiza visita técnica ao bairro Pinheiro nesta quinta

Homem é flagrado com tornozeleira falsa para 'atrair mulheres'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
