Festa Literária de Fernão Velho começa nesta quinta-feira
A partir das 19h, tem início, na Praça São José, a cerimônia de abertura do evento, que contará com um concerto da Banda do Exército Brasileiro

Realizada pela Associação Cultural Alagoa do Sul, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Festa Literária de Fernão Velho (Flifev) inicia sua primeira edição nesta quinta-feira (01).
A programação da Flifev começa às 8h35, com o Trem Literário, que irá proporcionar música e poesia aos passageiros. O embarque acontece na Estação Central, no Centro da cidade, e segue até Fernão Velho. Lá, durante o resto da manhã e à tarde, acontecerão as mesas de discussão: a primeira começará às 9h15, com o historiador Geraldo Majella falando sobre o bairro, a Fábrica Carmen e o legado dos operários. Logo após, às 10h, será realizada a segunda mesa com Edson Bezerra sobre o Manifesto Sururu, seguida da discussão sobre “O Teatro e a Paz”, com o ator e diretor Licurgo Spinola.
Intitulada “Conhecendo Bibliotecas”, a mesa que dá continuidade à programação da Flifev será realizada pela coordenadora da Rede de Bibliotecas da Semed, Janaína Tenório, e sua equipe a partir das 14h. Depois, às 14h40, acontece a quinta mesa de discussão da Flifev, que tem como tema Mediação de Conflitos, e conta com a participação da presidente da ONG Maceió Voluntário, Maristela Pozitano. ÀS 15h30, começam as apresentações culturais dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino.
A partir das 19h, tem início, na Praça São José, a cerimônia de abertura do evento, que contará com um concerto da Banda do Exército Brasileiro e com a apresentação do Coco de Roda de Fernão Velho. A programação da I Flifev segue até próximo sábado (03).
Festas Literárias
O histórico bairro de Fernão Velho é o quarto local a ser contemplado com festas literárias, que já aconteceram duas vezes no bairro do Pontal da Barra (Flipontal) e no Conjunto Graciliano Ramos (Fligraça), e uma vez no bairro do Jacintinho (Flijaça). Além disso, ainda no segundo semestre deste ano, serão realizadas novas edições da Flijaça e da Flipontal.
De acordo com o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, a iniciativa tem possibilitado a disseminação da cultura alagoana, além de incentivar o hábito da leitura.
“É uma grande satisfação poder acompanhar a evolução das festas literárias em nossa cidade. Iniciamos esse projeto em 2017, no Pontal da Barra, e hoje temos a oportunidade de realizá-lo em outras regiões com grande aceitação das comunidades, que participam ativamente da construção desses eventos literários”, afirmou.
Últimas notícias

Carro colide com poste ao tentar evitar acidente em avenida de Arapiraca

Mais de 1.200 estudantes participam do primeiro dia do aulão Pré-SAEB Educar é Massa

PM prende suspeito em Penedo que transportava drogas em veículo

Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA

Caminhão com móveis tomba na BR-101, em Flexeiras; carga é saqueada

Destino Alagoas: fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
