Socioeducandos visitam a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos
Atividade multidisciplinar uniu o conhecimento histórico e o incentivo à leitura
Fomentando esse poder transformador da leitura, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta quinta-feira (15), a visita dos socioeducandos da Unidade de Internação de Jovens e Adolescentes (UIJA 3) à Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, que fica no Centro de Maceió.
O espaço oferece um acervo com mais de 75 mil volumes, dos quais sete mil são de autores alagoanos, como os ilustres Graciliano Ramos e Jorge de Lima, que contribuíram sobremaneira para a construção da nossa história e para a formação cultural dos brasileiros.
Guiados pela acadêmica de biblioteconomia, Carlina Rocha, os jovens exploraram todo o acervo da unidade, visitaram os espaços de leitura, a Confraria dos Poetas, a sala multimídia e conheceram os livros e periódicos raros que são mantidos pela instituição.
Para o adolescente M.R.S.S., que tem 18 anos e nunca tinha entrado em uma biblioteca, os livros oferecem uma oportunidade de crescimento pessoal. “Eu achei muito legal saber que existem tantos livros disponíveis sobre tantos temas e de graça. Cada livro desse traz uma lição de vida para você crescer e aqui nós ainda ficamos por dentro da nossa história”, comentou.
Enquanto apresentava cada parte do prédio, Carlina contou um pouco da história do antigo Palacete Barão de Jaraguá, que remete ao início do século XVIII, e falou sobre o valor da biblioteca para a sociedade.
“É um privilégio conhecer e frequentar um espaço dedicado ao conhecimento como este e usufruir de tudo o que ele pode oferecer. Lembramos que a biblioteca é um espaço público, mantido pela sociedade para a sociedade. Espero que todos tenham gostado e aguardamos que nos visitem no futuro”, convidou.
A gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, explica que a biblioteca apresenta o universo literário de forma interativa e diversificada, o que estimula o interesse e o engajamento dos socioeducandos. Ela ressalta ainda que, no cumprimento da medida socioeducativa, a leitura representa uma ferramenta fundamental para a construção de novos valores, favorecendo a reinserção social dos adolescentes.
“Hoje, nós temos garotos que escrevem bem e possuem uma boa compreensão textual graças à leitura, que é bem explorada na medida socioeducativa. Além disso, ao torna-se um leitor, o jovem deixa o senso comum para desenvolver um pensamento crítico sobre si e sobre o que está à sua volta, tornando-se preparado para assumir a postura correta após o cumprimento da medida”, declarou.
O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos da Silva, destaca que o acesso aos vários modos de conhecimento é o primeiro passo para a formação cidadã dos jovens. ”Este é o caminho para a verdadeira mudança de pensamento, que traga benefícios para os adolescentes e para a sociedade. Dessa forma, os socioeducandos se tornam cidadãos plenos, conhecedores dos seus direitos e deveres”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto a tiros em frente a mercadinho na zona rural de Arapiraca
Ministério dos Transportes conclui primeira etapa de revitalização da BR-316 em Canapi
Linhas de ônibus operadas pela Viação Cidade de Maceió sofrem alteração
Bebê internado no Hospital da Criança é batizado na UTI em cerimônia emocionante
Suspeito de matar jovem de 21 anos em Igaci é preso no interior de São Paulo
Encontre os melhores preços para o presente do Dia das Mães no Economiza Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
