Prazo para escolas atualizarem dados do Censo Escolar encerra em 31 de outubro
Todas escolas, públicas ou particulares, que preencheram o cadastro inicial devem atualizar ou confirmar os dados no sistema
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) faz um alerta para as escolas alagoanas, públicas e particulares, que ainda não atualizaram os dados do Censo Escolar 2019: o prazo encerra na próxima quinta-feira (31) e o link de acesso ao sistema é http://educacenso.inep.gov.br/censobasico/#/.
Segundo a supervisora da Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Ivandelma Gabriel, todas as escolas que declararam os dados na etapa inicial - públicas e particulares - devem retificar ou confirmar os dados.
“Este período é importante porque é o momento para corrigir e/ou confirmar os dados que foram declarados na primeira etapa da coleta inicial, especialmente os dados de matrícula. Em casos de duplos vínculos, quando o mesmo aluno está lotado em duas escolas, a escola onde aluno realmente está estudando precisa entrar e confirmar esta matrícula. Se as duas unidades que colocaram o mesmo aluno não confirmarem, o Inep exclui a matrícula”, explica a Ivandelma.
Todos os dados que foram declarados na coleta inicial estão passíveis à alteração e/ou confirmação, desde os dados como caracterização da escola, quantitativo de alunos, dados pessoais, vinculação da turma, qualquer dado que apresentou inconsistência pode ser corrigido nesta etapa.
Ideb - A supervisora destaca a importância do preenchimento desta etapa para os resultados e benefícios direcionados às escolas, sobretudo as públicas. Além dos recursos federais, outro ponto importante é o cálculo do Índice de Educação Básica (Ideb).
“As escolas privadas passam pelo processo de conscientização em fazer esta declaração, mas não com a mesma obrigatoriedade das públicas. Esta têm uma responsabilidade ainda maior, porque todas as políticas públicas da Educação e recursos federais estão ligados aos campos de preenchimento do Censo: merenda, transporte, livro didático, Fundeb, e inclusive o Bolsa Família, têm a ver com o quantitativo de alunos e informações prestadas no Censo. E este ano é ano de Saeb , o Sistema de Avaliação da Educação Básica, então, se, por acaso, a escola não confirmar seus dados e o aluno estiver com duplo vínculo, ela corre o risco de perder o aluno. E se este for da turma avaliada, vai impactar na taxa de participação, que, por sua vez, pode influenciar diretamente no resultado do Ideb no ano que vem”, alerta Ivandelma.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
