Prazo para escolas atualizarem dados do Censo Escolar encerra em 31 de outubro
Todas escolas, públicas ou particulares, que preencheram o cadastro inicial devem atualizar ou confirmar os dados no sistema
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) faz um alerta para as escolas alagoanas, públicas e particulares, que ainda não atualizaram os dados do Censo Escolar 2019: o prazo encerra na próxima quinta-feira (31) e o link de acesso ao sistema é http://educacenso.inep.gov.br/censobasico/#/.
Segundo a supervisora da Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Ivandelma Gabriel, todas as escolas que declararam os dados na etapa inicial - públicas e particulares - devem retificar ou confirmar os dados.
“Este período é importante porque é o momento para corrigir e/ou confirmar os dados que foram declarados na primeira etapa da coleta inicial, especialmente os dados de matrícula. Em casos de duplos vínculos, quando o mesmo aluno está lotado em duas escolas, a escola onde aluno realmente está estudando precisa entrar e confirmar esta matrícula. Se as duas unidades que colocaram o mesmo aluno não confirmarem, o Inep exclui a matrícula”, explica a Ivandelma.
Todos os dados que foram declarados na coleta inicial estão passíveis à alteração e/ou confirmação, desde os dados como caracterização da escola, quantitativo de alunos, dados pessoais, vinculação da turma, qualquer dado que apresentou inconsistência pode ser corrigido nesta etapa.
Ideb - A supervisora destaca a importância do preenchimento desta etapa para os resultados e benefícios direcionados às escolas, sobretudo as públicas. Além dos recursos federais, outro ponto importante é o cálculo do Índice de Educação Básica (Ideb).
“As escolas privadas passam pelo processo de conscientização em fazer esta declaração, mas não com a mesma obrigatoriedade das públicas. Esta têm uma responsabilidade ainda maior, porque todas as políticas públicas da Educação e recursos federais estão ligados aos campos de preenchimento do Censo: merenda, transporte, livro didático, Fundeb, e inclusive o Bolsa Família, têm a ver com o quantitativo de alunos e informações prestadas no Censo. E este ano é ano de Saeb , o Sistema de Avaliação da Educação Básica, então, se, por acaso, a escola não confirmar seus dados e o aluno estiver com duplo vínculo, ela corre o risco de perder o aluno. E se este for da turma avaliada, vai impactar na taxa de participação, que, por sua vez, pode influenciar diretamente no resultado do Ideb no ano que vem”, alerta Ivandelma.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
