Biografia do jornalista Lauthenay Perdigão é atração na Bienal Internacional do Livro
Dom Lauthenay, um Quixote do Esporte Nacional, será lançado na quinta (7)

A biografia do mais importante jornalista esportivo alagoano e curador do Museu dos Esportes Dida, Lauthenay Perdigão, será lançada na quinta-feira (7), ás 19h, no Arquivo Público, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Jaraguá. A publicação de Dom Lauthenay, um Quixote do Esporte Nacional - vida, obra e luta do guardião da memória esportiva alagoana e brasileira, escrita pelos jornalistas Mário Lima e Wellington Santos, é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).
Lançada com o apoio da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a obra narra a trajetória de Lauthenay e trás fatos marcantes de sua relação com a história do esporte nacional. Para o governador Renan Filho, Alagoas estava devendo a si própria e a todos esta biografia: “nas últimas cinco décadas, Lauthenay contou a vida e exaltou a arte de ídolos e anônimos no futebol e nos esportes em geral. Com perseverança e paciência de um devotado, garimpou a memória esportiva de Alagoas e do Brasil”.
As 480 páginas reúnem depoimentos com amigos e familiares entremeados com imagens históricas e relatos das dificuldades enfrentadas para manter o rico acervo reunido no Museu dos Esportes que leva seu nome. Um dos fatos curiosos é a venda da peça mais importante do museu: a camisa 10 do rei Pelé, usada pelo atleta no jogo gol antológico, considerado o mais bonito de todas as Copas do Mundo, em 1958. Lauthenay ganhou a camisa do amigo Dida, que recebera o valioso presente do próprio Pelé.
O histórico de pioneirismo do comunicador é exaltado pelo Secretário de Comunicação do Estado, Enio Lins. “Esta é uma história sobre pioneirismo. Lauthenay não é inovador apenas na crônica sobre a história do esporte em Alagoas. Comunicador e jornalista, deu um exemplo de cidadania e abnegação ao organizar praticamente sozinho, o primeiro e único museu do esporte em nosso estado”.
Prefaciada pelo historiador e antropólogo Luiz Sávio de Almeida e com apresentação do jornalista esportivo Jorge Souto de Moraes, a narrativa também revela diferentes facetas do biografado, uma delas é o trabalho social de Lauthenay junto aos garotos da periferia de Maceió. Com o objetivo de afastá-los das drogas, o jornalista promoveu, durante décadas, projetos esportivos e campeonatos de futebol voltados para mudança da realidade por meio do esporte.
Autor da coluna esportiva Arquivos Implacáveis, considerada a mais longeva sobre futebol, na imprensa alagoana, Lauthenay é retratado como formador dos maiores craques da imprensa, responsável pelo lançamento de talentos nos principais programas da crônica esportiva local e que ainda hoje brilham no rádio alagoano. “Para retratar a luta de Lauthenay pela defesa da memória do esporte local e nacional, tentamos chamar atenção dos leitores logo no título do livro, ao relacionar a saga do mestre Lau com aquela considerada uma das maiores obras da literatura moderna e o segundo livro mais lido da História, o clássico Dom Quixote de La Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes”, destaca o jornalista Wellington Santos.
Na avaliação do do jornalista e escritor Mário Lima, escrever sobre “ o mestre Lau, nosso Dom Lauthenay Perdigão, é contar uma história de lutas e glórias reais, paixão pela bola desde a juventude; começar como jogador de peladas, ser campeão juvenil pelo seu clube do coração, o CSA. Depois se transformar em jornalista esportivo, ser o maior pesquisador do futebol alagoano, escrever cinco livros, fundar um dos maiores museus da história do futebol de Alagoas e do Brasil, o Museu dos Esportes Dida - um herói nacional esquecido por ser reserva de Pelé, mas legítimo campeão mundial no primeiro título do Brasil, na Suécia, em 195.
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombense, afirma CSA

MP participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
