?Compromisso de combate à violência doméstica deve ser visceral, diz Tutmés Airan em seminário
Presidente do TJAL participou de abertura do Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, participou da abertura do I Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Promovido pela Secretaria estadual de Saúde, o evento acontecendo Plenário do TJAL, durante essa segunda-feira (2).
Tutmés Airan ressaltou que o compromisso de combate à violência doméstica contra a mulher deve ser “visceral”. “É dever de todas as instituições minimamente comprometidas com a humanidade de fazer esse combate, a essa violência insidiosa, que se dá exatamente no espaço doméstico, onde deveria haver amor. As pessoas envolvidas ficam traumatizadas, não só a mulher, como os filhos, e tendem a reproduzir o comportamento”.
O Seminário discute, com diversas instituições públicas e sociedade civil, alternativas para lidar com o problema. “É uma união de forças, estamos aqui com grandes grupos que defendem a mulher no estado de Alagoas e no Brasil”, destacou o secretário estadual de Saúde em Exercício, Paulo Teixeira. “O Judiciário é fundamental, talvez a mola mestra de todo esse combate”, complementou.
Técnica de referência do enfrentamento à violência, Inês Brandão também defendeu, na abertura, a necessidade de integração entre as instituições. “Nenhuma área sozinha poderá dar conta, estamos trabalhando juntos e continuaremos trabalhando para minimizar esse problema. Não é fácil modificar cultura e quebrar paradigmas”.
As juízas Carolina Valões e Marcela Pontes, e o juiz José Miranda, que atuam na questão da violência doméstica no Judiciário, vão palestrar sobre os trabalhos do Judiciário neste âmbito, às 13h.
Veja também
Últimas notícias

TJAL anuncia Justiça Itinerante em Jacuípe nesta sexta-feira (10)

Escolha de Renan Calheiros como relator do projeto de isenção do IR é vista com temor pelo governo Lula

SP: Metanol foi adicionado e não surgiu de destilação natural, diz perícia

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Benedito Bentes

Cresce rejeição à anistia e maioria é contra reduzir penas dos condenados de 8/1

Genial/Quaest: governo Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
