?Compromisso de combate à violência doméstica deve ser visceral, diz Tutmés Airan em seminário
Presidente do TJAL participou de abertura do Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, participou da abertura do I Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Promovido pela Secretaria estadual de Saúde, o evento acontecendo Plenário do TJAL, durante essa segunda-feira (2).
Tutmés Airan ressaltou que o compromisso de combate à violência doméstica contra a mulher deve ser “visceral”. “É dever de todas as instituições minimamente comprometidas com a humanidade de fazer esse combate, a essa violência insidiosa, que se dá exatamente no espaço doméstico, onde deveria haver amor. As pessoas envolvidas ficam traumatizadas, não só a mulher, como os filhos, e tendem a reproduzir o comportamento”.
O Seminário discute, com diversas instituições públicas e sociedade civil, alternativas para lidar com o problema. “É uma união de forças, estamos aqui com grandes grupos que defendem a mulher no estado de Alagoas e no Brasil”, destacou o secretário estadual de Saúde em Exercício, Paulo Teixeira. “O Judiciário é fundamental, talvez a mola mestra de todo esse combate”, complementou.
Técnica de referência do enfrentamento à violência, Inês Brandão também defendeu, na abertura, a necessidade de integração entre as instituições. “Nenhuma área sozinha poderá dar conta, estamos trabalhando juntos e continuaremos trabalhando para minimizar esse problema. Não é fácil modificar cultura e quebrar paradigmas”.
As juízas Carolina Valões e Marcela Pontes, e o juiz José Miranda, que atuam na questão da violência doméstica no Judiciário, vão palestrar sobre os trabalhos do Judiciário neste âmbito, às 13h.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
