Policiais reclamam sobre transferência das flagrantes do interior para Maceió
Mudanças no funcionamento das Delegacias Regionais também repercutiram
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com representantes da Delegacia Geral de Polícia Civil para conversar sobre a Portaria Nº 4752/2019, que altera o funcionamento das delegacias do interior de Alagoas.
De acordo com o Sindpol, as mudanças já começaram a valer a partir deste domingo (1°). As autoridades policiais passam a cumprir expediente de 8h às 13h nas terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e, em casos excepcionais, sextas-feiras.
Após o horário mencionado, flagrantes, apreensões de adolescentes ou crianças, Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e outros procedimentos policiais deverão ser encaminhados até a Central de Flagrantes I, em Maceió.
Os delegados trabalham em regime de plantão de sexta-feira a segunda-feira. Porém, em distritos que não tiveram expediente nas sextas-feiras, os flagrantes devem ser encaminhados até as Delegacias Regionais.
“Os policiais militares vão ter que sair do interior com o preso, testemunha e o material apreendido e se deslocar até Maceió. A Central de Flagrantes não vai comportar isso. Se já está abarrotada com problemas da capital e da Região Metropolita, imagine recebendo o pessoal de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Viçosa, União, etc. Como vai ser feito isso? É humanamente impossível”, afirmou o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário.
A decisão está repercutindo em grupos de aplicativos de mensagem que contém policiais civis e militares. Para alguns deles, no período em que policiais estiverem se deslocando até a capital, as cidades do interior ficaram desguarnecidas.
Segundo o presidente do Sindpol, a portaria também acaba com a Central de Flagrantes II, localizada no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro da Mangabeiras.
Mudança nas Delegacias Regionais
De acordo com Ricardo Nazário, a portaria altera a funcionalidade das Delegacias Regionais durante o regime de plantão. Após a reunião entre o Sindpol e representates de Delegacia Geral, os policias civis não vão precisar se deslocar para a nova unidade. A mudança na portaria será publicada até quinta-feira (05).
A Delegacia Regional de Santana de Ipanema terá abrangência circunscricional das Regionais de Batalha e Delmiro Gouveia. Já a Delegacia Regional de Arapiraca, vai ter abrangência também da Regional de Palmeira dos Índios. A Delegacia Regional de São Miguel dos Campos vai abranger a Regional de Penedo.
Além disso, a Delegacia Regional de União dos Palmares terá abrangência circunscricional de Viçosa. Já a Delegacia Regional de Matriz de Camaragibe, vai abranger a Regional de Novo Lino.
“Essa decisão foi tomada por causa do aumento de 29% no salário dos delegados. O adicional deles está batendo no teto do governador e, por causa do teto redutor, eles não recebem a mais”, explicou Ricardo Nazário.
O 7Segundos tentou entrar em contato a assessoria de imprensa da Polícia Civil, mas não obteve resposta.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Cinegrafista da Band Minas morre, e repórter fica ferida em acidente na BR-381
Quadra chuvosa começa com previsão de chuvas intensas em Alagoas
Abertura de comportas da usina de Xingó impressiona moradores no Sertão
Leonardo Dias critica abandono de patinetes em Maceió e cobra ordenamento
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
