Policiais reclamam sobre transferência das flagrantes do interior para Maceió
Mudanças no funcionamento das Delegacias Regionais também repercutiram

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com representantes da Delegacia Geral de Polícia Civil para conversar sobre a Portaria Nº 4752/2019, que altera o funcionamento das delegacias do interior de Alagoas.
De acordo com o Sindpol, as mudanças já começaram a valer a partir deste domingo (1°). As autoridades policiais passam a cumprir expediente de 8h às 13h nas terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e, em casos excepcionais, sextas-feiras.
Após o horário mencionado, flagrantes, apreensões de adolescentes ou crianças, Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e outros procedimentos policiais deverão ser encaminhados até a Central de Flagrantes I, em Maceió.
Os delegados trabalham em regime de plantão de sexta-feira a segunda-feira. Porém, em distritos que não tiveram expediente nas sextas-feiras, os flagrantes devem ser encaminhados até as Delegacias Regionais.
“Os policiais militares vão ter que sair do interior com o preso, testemunha e o material apreendido e se deslocar até Maceió. A Central de Flagrantes não vai comportar isso. Se já está abarrotada com problemas da capital e da Região Metropolita, imagine recebendo o pessoal de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Viçosa, União, etc. Como vai ser feito isso? É humanamente impossível”, afirmou o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário.
A decisão está repercutindo em grupos de aplicativos de mensagem que contém policiais civis e militares. Para alguns deles, no período em que policiais estiverem se deslocando até a capital, as cidades do interior ficaram desguarnecidas.
Segundo o presidente do Sindpol, a portaria também acaba com a Central de Flagrantes II, localizada no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro da Mangabeiras.
Mudança nas Delegacias Regionais
De acordo com Ricardo Nazário, a portaria altera a funcionalidade das Delegacias Regionais durante o regime de plantão. Após a reunião entre o Sindpol e representates de Delegacia Geral, os policias civis não vão precisar se deslocar para a nova unidade. A mudança na portaria será publicada até quinta-feira (05).
A Delegacia Regional de Santana de Ipanema terá abrangência circunscricional das Regionais de Batalha e Delmiro Gouveia. Já a Delegacia Regional de Arapiraca, vai ter abrangência também da Regional de Palmeira dos Índios. A Delegacia Regional de São Miguel dos Campos vai abranger a Regional de Penedo.
Além disso, a Delegacia Regional de União dos Palmares terá abrangência circunscricional de Viçosa. Já a Delegacia Regional de Matriz de Camaragibe, vai abranger a Regional de Novo Lino.
“Essa decisão foi tomada por causa do aumento de 29% no salário dos delegados. O adicional deles está batendo no teto do governador e, por causa do teto redutor, eles não recebem a mais”, explicou Ricardo Nazário.
O 7Segundos tentou entrar em contato a assessoria de imprensa da Polícia Civil, mas não obteve resposta.
Veja também
Últimas notícias

Justiça Federal determina paralisação de construções em terra indígena Xukuru-Kariri
![[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi](https://img.7segundos.com.br/mg84ttlDXmHudBkuY3cPu5hZWpM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-02-at-100601.jpeg)
[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi

Donald Trump anuncia tarifação sobre importados e gera preocupação no Brasil e no mundo

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 51 milhões

Polícia faz ação contra vídeos e pichações ameaçando moradores e policiais de Campo Alegre

Japaratinga alcança classificação de Município Turístico e abre caminho para novos investimentos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
