Deputado e policiais militares de AL aprovam extinção da prisão disciplinar
Projeto de lei foi sancionado por Bolsonaro nesta sexta-feira (27)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou um projeto de lei que extingue a pena de prisão disciplinar para policiais e bombeiros militares, uma reivindicação antiga das categorias. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 148/2015 foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (27).
Para o presidente da Associação das Praças da PM e CBM de Alagoas (Aspra-AL), Wagner Simas, a pena era utilizada meramente como uma ato abusivo por parte dos gestores para “menosprezar e humilhar subordinados”.
“Era repreensão. Antes de se ter o direito de defesa, o poder de autoridade ou o abuso do poder já determinava que o provável infrator ficasse recluso, sem o devido procedimento de apuração e defesa. A medida tomada pelo presidente foi mais do que louvável, além de ter sido tardia”, afirmou.
A norma altera uma regra da época da ditadura militar, o Artigo 18 do Decreto-Lei nº 667, de 2 de julho de 1969. De acordo com o regulamento, os militares podem ser presos por até 30 dias por transgressões como deixar de comunicar ao superior a execução de uma ordem recebida, faltar ou chegar atrasado sem justo motivo.
Wagner Simas explicou que os policiais e bombeiros militares passam a não ser presos apenas por serem citados por infrações. “A apuração vai percorrer normalmente. Se no decorrer do processo for comprovada a infração, aí sim eles serão responsabilizados”.
Pela norma, os estados e o Distrito Federal têm prazo de 12 meses para regulamentar a implementar a lei.
O presidente da Aspra espera que norma passe a valer de imediato em Alagoas. “O abuso não deveria mais existir e ser coibido em qualquer momento”.
O deputado estadual Cabo Bebeto (PSL), que chegou a sofrer prisão disciplinar quando atuava como policial militar, também se pronunciou sobre o assunto em uma rede social.
“Estou muito feliz até que fim acabou a prisão disciplinar. Fui vítima diversas vezes desse modelo arcaico e ultrapassado dessa punição desumana que os militares estaduais sofriam. Quero agradecer ao Congresso Nacional e ao presidente. Aí está certo direitos humanos para humanos direitos”, disse.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
