AL Feita à Mão expõe em festa de réveillon e conquista novos mercados
Uma média de dois mil turistas/dia circularam pelo local
A proposta de alcançar novos públicos com a divulgação do artesanato local tem ressignificado a atuação do segmento em Alagoas. Durante a semana de réveillon - de 26 a 31 de dezembro - o caminhão loja do Programa Alagoas Feita à Mão esteve em São Miguel dos Milagres e, pela primeira vez, em uma das maiores e mais conhecidas festas de virada de ano do país, com público médio de duas mil pessoas/dia. Em parceria com a produtora Tamo Junto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) viabilizou a ação.
Oito artesãos compuseram o time que expôs e comercializou os produtos durante os seis dias da ação. A estreia do Alagoas Feita Mão no evento chamou atenção pela faixa etária dos turistas atendidos, em sua grande maioria, jovens entre 20 a 35 anos de idade, além da variedade da origem dos visitantes: 40% do estado do Rio de Janeiro, 35% de São Paulo, 6% de Minas Gerais, 5% de Alagoas, 12% de outros estados e 2% residentes de fora do país.
A artesã Tati Barros, uma das participantes expositoras do caminhão loja, conta a experiência de estar presente, com artesanato, de forma inédita, em um dos locais com maior concentração de turistas do Estado, no período de réveillon, e ressalta seu entusiasmo a partir do contato com o público.
“O artesanato alagoano já é bastante conhecido e respeitado nacionalmente. Alguns turistas já conheciam os produtos de alguns artesãos e, ao entrar na loja, se encantaram com a riqueza e diversidade de peças com qualidade. Em um evento como esse tivemos ganhos durante a realização e já estamos colhendo os ganhos do pós evento, devido aos contatos realizados nesses seis dias”, destaca Tati Barros.
Sobre o programa
O Alagoas Feita à Mão tem cumprido seu objetivo de apresentar a arte popular nos mais diversos lugares e públicos. Assim como o espaço inédito no Réveillon de Milagres, o êxito da participação alagoana nas feiras tradicionais em outros estados contribui na promoção dessa variedade artística, mostrada nas tipologias e refletida nos números de vendagens, que ultrapassaram mais de R$ 1,1 milhão em 2019.
Segundo a gerente de design e artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, as articulações da pasta, aliado a parceiros estratégicos, têm proporcionado ao artesanato a conquista diferentes mercados. "Desde o início das atividades do Alagoas Feita à Mão, em 2015, o artesanato vem se consolidando como parte importante da experiência de visitar Alagoas. Ao associar o ofício do artesão ao turismo e à cultura empreendedora, o Governo de Alagoas impulsiona o trabalho de artistas populares e grupos associados locais a nível nacional e internacional”, salienta.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
