AL Feita à Mão expõe em festa de réveillon e conquista novos mercados
Uma média de dois mil turistas/dia circularam pelo local

A proposta de alcançar novos públicos com a divulgação do artesanato local tem ressignificado a atuação do segmento em Alagoas. Durante a semana de réveillon - de 26 a 31 de dezembro - o caminhão loja do Programa Alagoas Feita à Mão esteve em São Miguel dos Milagres e, pela primeira vez, em uma das maiores e mais conhecidas festas de virada de ano do país, com público médio de duas mil pessoas/dia. Em parceria com a produtora Tamo Junto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) viabilizou a ação.
Oito artesãos compuseram o time que expôs e comercializou os produtos durante os seis dias da ação. A estreia do Alagoas Feita Mão no evento chamou atenção pela faixa etária dos turistas atendidos, em sua grande maioria, jovens entre 20 a 35 anos de idade, além da variedade da origem dos visitantes: 40% do estado do Rio de Janeiro, 35% de São Paulo, 6% de Minas Gerais, 5% de Alagoas, 12% de outros estados e 2% residentes de fora do país.
A artesã Tati Barros, uma das participantes expositoras do caminhão loja, conta a experiência de estar presente, com artesanato, de forma inédita, em um dos locais com maior concentração de turistas do Estado, no período de réveillon, e ressalta seu entusiasmo a partir do contato com o público.
“O artesanato alagoano já é bastante conhecido e respeitado nacionalmente. Alguns turistas já conheciam os produtos de alguns artesãos e, ao entrar na loja, se encantaram com a riqueza e diversidade de peças com qualidade. Em um evento como esse tivemos ganhos durante a realização e já estamos colhendo os ganhos do pós evento, devido aos contatos realizados nesses seis dias”, destaca Tati Barros.
Sobre o programa
O Alagoas Feita à Mão tem cumprido seu objetivo de apresentar a arte popular nos mais diversos lugares e públicos. Assim como o espaço inédito no Réveillon de Milagres, o êxito da participação alagoana nas feiras tradicionais em outros estados contribui na promoção dessa variedade artística, mostrada nas tipologias e refletida nos números de vendagens, que ultrapassaram mais de R$ 1,1 milhão em 2019.
Segundo a gerente de design e artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, as articulações da pasta, aliado a parceiros estratégicos, têm proporcionado ao artesanato a conquista diferentes mercados. "Desde o início das atividades do Alagoas Feita à Mão, em 2015, o artesanato vem se consolidando como parte importante da experiência de visitar Alagoas. Ao associar o ofício do artesão ao turismo e à cultura empreendedora, o Governo de Alagoas impulsiona o trabalho de artistas populares e grupos associados locais a nível nacional e internacional”, salienta.
Veja também
Últimas notícias

“Descaso com a educação”, diz Teca Nelma sobre crise no transporte da rede municipal

Deputado Leonam critica uso de viaturas contra manifestação de policiais civis

Cabo Bebeto cobra do governo federal canais claros e acessíveis a vítimas da fraude do INSS

Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue nesta quinta (15)

Rodrigo Cunha acompanha obras de contenção em encostas do Vale do Reginaldo

Criança fica ferida após colisão entre motos na Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
