Benefício: famílias recebem a Carteira de Identificação do Autista
Ao todo, 300 pessoas com autismo e suas famílias foram beneficiadas com a carteira.
Com o objetivo de conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Diretoria de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira(27), a entrega da segunda remessa das Carteiras de Identificação do Autista de Maceió.
Ao todo, 300 pessoas com autismo e suas famílias, assistidas pelas instituições Centro Dia, Associação Pestalozzi de Maceió, Unidade de Saúde Judith Barreto do Amaral, Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Appe), Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foram beneficiadas com a carteira que garantirá o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, é uma satisfação entregar a Carteira de Identificação do Autista de Maceió para que as famílias tenham atendimento prioritário que é de direito deles. “Ficamos muito felizes em ser a primeira cidade de Alagoas a conferir essa carteira a pessoa com autismo. Em 2020, a Semas continuará realizando ações que promovam a acessibilidade e a qualidade de vida da pessoa com deficiência de Maceió”, destacou.
A coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Tacyana Andrade, falou da importância da entrega dessa segunda remessa de carteiras. “É uma maneira facilitar o acesso aos serviços, tanto para a pessoa com autismo como para seus acompanhantes. Estamos promovendo o direito dessas famílias de ter atendimento prioritário em espaços públicos e privados”, explicou.
O decreto municipal nº. 8.590 de 19 de junho de 2018 institui a Carteira de Identificação do Autista, no âmbito do município de Maceió. O artigo 2º diz que a pessoa portadora de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito à assistência social. A expedição da carteira cabe à Semas.
Participaram também da solenidade de entrega, o secretário adjunto da Semas, Henrique Alves Pinto, a diretora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, Celiany Rocha, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, João Ferreira.
Veja também
Últimas notícias
Governo libera R$ 23,5 milhões em créditos suplementares para infraestrutura, segurança e ações sociais
Leonardo Dias cobra enfrentamento às facções após aprovação do PL Antifacção
Após instabilidade no sistema, Detran-AL remarca atendimentos desta quarta-feira (19)
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
