Corpo de bombeiros receberá projetos de segurança de eventos carnavalescos até dia 11
Após a execução dos projetos aprovados, solicitantes têm até o dia 20 para pedir vistoria
Carnaval está chegando e com isso a preocupação com a segurança da população que irá frequentar os eventos em todo o estado. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através de sua Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), vem trabalhando para analisar e vistoriar os eventos de reunião de público. Os organizadores de eventos ou responsáveis técnicos deverão dar entrada nos pedidos conforme os prazos estabelecidos, garantindo o tempo necessário ao trâmite processual.
O projeto de evento temporário de reunião de público deverá ser protocolado até o dia 11 de fevereiro de 2020, na SAT, pelo organizador do evento ou responsável técnico. Havendo a aprovação do projeto, o organizador deverá protocolar, na SAT, o pedido de vistoria até 12 horas do dia 20 de fevereiro.
O processo tem início com a elaboração de projeto técnico por profissional habilitado, o qual deverá ser analisado pelo CBMAL e, após aprovado, ser executado em total conformidade com o que fora dimensionado pelo responsável técnico. O CBMAL emitirá o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) após a vistoria da área de risco, desde que comprovada a correta execução das medidas de segurança contra incêndio e emergências.
Existem os casos de isenção de processo na corporação, como os eventos destinados à reunião de público ocorridos em áreas abertas, que não sejam delimitadas por paredes, tapumes ou assemelhados. Neste caso, para fins de segurança, podem ser instalados apenas disciplinadores de até 1,10m de altura, que podem facilmente ser removidos sem a necessidade do uso de ferramentas, em caso de emergência. Se o evento possuir disciplinadores, serão dispostas saídas com largura mínima de 1,5m para cada grupo de 250 pessoas, sendo no mínimo, duas saídas em lados opostos.
Caso o evento possua palcos, camarotes, arquibancadas, dentre outras estruturas; estas deverão ser instaladas por profissionais habilitados com as devidas emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Apesar de isento, o evento deverá fazer observância e aplicar as normas técnicas cabíveis, quanto às medidas preventivas contra incêndio e emergências, a exemplo da instalação de extintores, sinalização de emergência, iluminação de emergência, saídas de emergência, bombeiros civis, entre outras normas aplicáveis, as quais devem ser dimensionadas por profissional habilitado.
Veja também
Últimas notícias
Dólar abre em queda após reunião entre Lula e Trump e com expectativa de acordo entre EUA e China
Saiba como usar as notas individuais do Enem 2025
Colisão entre motos deixa feridos na AL-115 no município de Palmeira dos Índios
[Vídeo] Suspeito de assasassinato em Arapiraca tetou se livrar da arma na frente da PM
Filho embriagado é preso por agredir a própria mãe no município de Delmiro Gouveia
Jovem para moto de transporte por app no sinal e é morto a tiros na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
