Corpo de bombeiros receberá projetos de segurança de eventos carnavalescos até dia 11
Após a execução dos projetos aprovados, solicitantes têm até o dia 20 para pedir vistoria
Carnaval está chegando e com isso a preocupação com a segurança da população que irá frequentar os eventos em todo o estado. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através de sua Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), vem trabalhando para analisar e vistoriar os eventos de reunião de público. Os organizadores de eventos ou responsáveis técnicos deverão dar entrada nos pedidos conforme os prazos estabelecidos, garantindo o tempo necessário ao trâmite processual.
O projeto de evento temporário de reunião de público deverá ser protocolado até o dia 11 de fevereiro de 2020, na SAT, pelo organizador do evento ou responsável técnico. Havendo a aprovação do projeto, o organizador deverá protocolar, na SAT, o pedido de vistoria até 12 horas do dia 20 de fevereiro.
O processo tem início com a elaboração de projeto técnico por profissional habilitado, o qual deverá ser analisado pelo CBMAL e, após aprovado, ser executado em total conformidade com o que fora dimensionado pelo responsável técnico. O CBMAL emitirá o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) após a vistoria da área de risco, desde que comprovada a correta execução das medidas de segurança contra incêndio e emergências.
Existem os casos de isenção de processo na corporação, como os eventos destinados à reunião de público ocorridos em áreas abertas, que não sejam delimitadas por paredes, tapumes ou assemelhados. Neste caso, para fins de segurança, podem ser instalados apenas disciplinadores de até 1,10m de altura, que podem facilmente ser removidos sem a necessidade do uso de ferramentas, em caso de emergência. Se o evento possuir disciplinadores, serão dispostas saídas com largura mínima de 1,5m para cada grupo de 250 pessoas, sendo no mínimo, duas saídas em lados opostos.
Caso o evento possua palcos, camarotes, arquibancadas, dentre outras estruturas; estas deverão ser instaladas por profissionais habilitados com as devidas emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Apesar de isento, o evento deverá fazer observância e aplicar as normas técnicas cabíveis, quanto às medidas preventivas contra incêndio e emergências, a exemplo da instalação de extintores, sinalização de emergência, iluminação de emergência, saídas de emergência, bombeiros civis, entre outras normas aplicáveis, as quais devem ser dimensionadas por profissional habilitado.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
