Fiscalização segue para prevenção e controle do Covid em Maceió
Objetivo é cumprimento de decretos governamentais
Por meio de decretos, Governo do Estado e Prefeitura de Maceió, têm atualizado de forma permanente as medidas de prevenção, controle e enfrentamento à disseminação do coronavírus. Essas ações seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e uma força-tarefa entre os governos está nas ruas para fazer cumprir o fechamento de estabelecimentos não essenciais e evitar a aglomeração de pessoas.
Todos os dias, no início da manhã, as equipes recebem as instruções e saem juntas da sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em Jaraguá – que participa com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal. Além da Semscs, participam também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). E ainda, a Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.
Resultados do dia
Nessa segunda-feira (6), foram registradas 32 chamadas pelo disque-denúncia da Semscs. Eram denúncias sobre lojas, barbearias, lanchonetes e papelarias abertas, além de aglomerações para atividades esportivas ou em supermercados.
As rondas abrangeram as regiões, de acordo com os turnos. Durante a manhã: Ladeirão do Óleo, Av. Menino Marcelo, Antares, Salvador Lyra, Cambuci, Acauã, Graciliano Ramos e Orla marítima. À tarde: Vergel, Levada, Prado, Trapiche, Poço, Jaraguá e Orla marítima (mix tapiocas e quadras esportivas). À noite: Jatiúca, Santo Eduardo, Stela Maris, Cruz das Almas, Jacarecica, Ponta Grossa, e orla marítima.
E 14 estabelecimentos foram fechados. Entre eles, lanchonetes, serralharias, loja de móveis planejados e capotaria, além de uma barraca de venda de castanha, na Pajuçara, e banca de revista, na Ponta Grossa. Aglomerações em quadras esportivas e até um grupo jogando dominó na calçada foram orientados e se dispersaram.
“Com o passar dos dias, as pessoas não podem relaxar com os cuidados. Esse isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para diminuir as chances de transmissão da doença, pois ela tem altos índices de contágio e o sistema de saúde está se preparando para não ficar sobrecarregado caso haja muitas pessoas doentes ao mesmo tempo”, alerta o ouvidor da Sesmcs, Paulo Sérgio de França Lopes.
Denúncias
O número de telefone para denúncias de descumprimento dos decretos é o 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana.
Veja também
Últimas notícias
Homem morre afogado no Rio do Macaco, no município de União dos Palmares
Jovem agredido é socorrido pelos bombeiros em Palmeira dos Índios
Lula indica Jorge Messias para a vaga de ministro do STF no lugar de Barroso
Defesa Civil de Maceió registra mais de mil atendimentos na capital em 2025
Intolerância religiosa: Estado cria delegacia e número de denúncias triplica em AL
Polícia Militar de Alagoas deflagra Operação Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
