Eleição para PGJ: definida a ordem dos nomes que estarão na cédula para escolha da lista tríplice
Nesta terça-feira (14), foi feito o sorteio que estabeleceu como será a sequência dos nomes que vão aparecer na cédula de votação
Já está tudo pronto para a eleição que formará a lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral de justiça que comandará o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) entre os anos de 2020 e 2022. Nesta terça-feira (14), foi feito o sorteio que estabeleceu como será a sequência dos nomes que vão aparecer na cédula de votação
Seis candidatos, entre dois procuradores de justiça e quatro promotores de justiça, estão na disputa e pelo sorteio – que contou com as presenças de todos eles, os nomes aparecerão da seguinte forma: Antônio Luis Vilas Boas Sousa, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Wesley Fernandes de Oliveira, Marcus Rômulo Maia de Mello, Eduardo Tavares Mendes e Flávio Gomes da Costa Neto.
Também nessa mesma reunião, ficou estabelecido que serão considerados nulos aqueles votos que tiverem marca ou sinal fora dos quadriláteros que deverão ser assinalados.
O encontro foi coordenado pela comissão eleitoral formada pelo procurador-geral de justiça interino, Sérgio Jucá, e pelos promotores Isaac Sandes Dias, Luciano Romero da Matta Monteiro e Almir José Crescêncio.
Sistema drive-thru e em ordem alfabética
Todo o colégio eleitoral, formado por 168 promotores e procuradores de justiça, irá à urna por meio do sistema drive-thru, que funcionará no estacionamento do prédio-sede do MPAL. Esse formato foi escolhido para evitar aglomerações e respeitar as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, que orientam a população para ficar em isolamento social como forma de enfrentamento à Covid-19, doença provocada pelo coronavírus.
E a votação obedecerá a ordem alfabética dos nomes dos membros do Ministério Público. Das 9h às 10h, votarão os promotores de justiça entre os nomes de Adézia Lima de Carvalho e Antônio Luiz Vilas Boas. Entre 10h e 11h, serão aqueles a partir de Antônio Luiz dos Santos Filho até Denis Guimarães de Oliveira.
Das 11h ao meio-dia, a lista compreende os nomes entre a procuradora de justiça Denise Guimarães de Oliveira e o promotor Hélder de Arthur Jucá Filho. Na sequência, votarão os membros a partir de Hermann Brito de Araújo Lima Júnior e se encerrará com Karla Padilha Rebelo Marques.
Entre 13h e 14h, serão a vez dos promotores entre os nomes de Kícia Oliveira Cabral de Vasconcellos e Marcos Barros Méro. Os membros a partir de Marcus Aurélio Gomes Mousinho até Mirya Tavares Pinto Cardoso Ferro Franco irão às urnas entre às 14h e 15h.
Das 15h às 16h, estão os nomes compreendidos entre Neide Maria Camelo da Silva até Sérgio Ricardo Vieira Leite. E, por fim, a partir das 16h e seguindo até às 17h, depositarão seus votos os promotores que estiveram na lista entre Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá e Wladimir Bessa da Cruz.
Com o encerramento do pleito às 17h, a comissão eleitoral vai computar os votos e anunciar quem foram os três candidatos mais votados.
A eleição
O pleito para a escolha dos nomes que formarão a lista tríplice é previsto no § 2º do art. 8º da Lei Complementar Estadual nº 15 de 22 de novembro de 1996. Os três membros mais votados, obedecida a ordem decrescente de votação, não computados os votos em branco e os nulos, resolvidos os empates pela antiguidade na instância, na carreira, no serviço público e, finalmente, pela idade, preferindo-se os mais antigos, que podem ser promotores e/ou procuradores de justiça, terão seus nomes encaminhados ao governador do estado, que é a autoridade que vai escolher quem chefiará o MPAL, por dois anos, já a partir deste mês de abril.