Eleição para PGJ: definida a ordem dos nomes que estarão na cédula para escolha da lista tríplice
Nesta terça-feira (14), foi feito o sorteio que estabeleceu como será a sequência dos nomes que vão aparecer na cédula de votação
Já está tudo pronto para a eleição que formará a lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral de justiça que comandará o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) entre os anos de 2020 e 2022. Nesta terça-feira (14), foi feito o sorteio que estabeleceu como será a sequência dos nomes que vão aparecer na cédula de votação
Seis candidatos, entre dois procuradores de justiça e quatro promotores de justiça, estão na disputa e pelo sorteio – que contou com as presenças de todos eles, os nomes aparecerão da seguinte forma: Antônio Luis Vilas Boas Sousa, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Wesley Fernandes de Oliveira, Marcus Rômulo Maia de Mello, Eduardo Tavares Mendes e Flávio Gomes da Costa Neto.
Também nessa mesma reunião, ficou estabelecido que serão considerados nulos aqueles votos que tiverem marca ou sinal fora dos quadriláteros que deverão ser assinalados.
O encontro foi coordenado pela comissão eleitoral formada pelo procurador-geral de justiça interino, Sérgio Jucá, e pelos promotores Isaac Sandes Dias, Luciano Romero da Matta Monteiro e Almir José Crescêncio.
Sistema drive-thru e em ordem alfabética
Todo o colégio eleitoral, formado por 168 promotores e procuradores de justiça, irá à urna por meio do sistema drive-thru, que funcionará no estacionamento do prédio-sede do MPAL. Esse formato foi escolhido para evitar aglomerações e respeitar as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, que orientam a população para ficar em isolamento social como forma de enfrentamento à Covid-19, doença provocada pelo coronavírus.
E a votação obedecerá a ordem alfabética dos nomes dos membros do Ministério Público. Das 9h às 10h, votarão os promotores de justiça entre os nomes de Adézia Lima de Carvalho e Antônio Luiz Vilas Boas. Entre 10h e 11h, serão aqueles a partir de Antônio Luiz dos Santos Filho até Denis Guimarães de Oliveira.
Das 11h ao meio-dia, a lista compreende os nomes entre a procuradora de justiça Denise Guimarães de Oliveira e o promotor Hélder de Arthur Jucá Filho. Na sequência, votarão os membros a partir de Hermann Brito de Araújo Lima Júnior e se encerrará com Karla Padilha Rebelo Marques.
Entre 13h e 14h, serão a vez dos promotores entre os nomes de Kícia Oliveira Cabral de Vasconcellos e Marcos Barros Méro. Os membros a partir de Marcus Aurélio Gomes Mousinho até Mirya Tavares Pinto Cardoso Ferro Franco irão às urnas entre às 14h e 15h.
Das 15h às 16h, estão os nomes compreendidos entre Neide Maria Camelo da Silva até Sérgio Ricardo Vieira Leite. E, por fim, a partir das 16h e seguindo até às 17h, depositarão seus votos os promotores que estiveram na lista entre Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá e Wladimir Bessa da Cruz.
Com o encerramento do pleito às 17h, a comissão eleitoral vai computar os votos e anunciar quem foram os três candidatos mais votados.
A eleição
O pleito para a escolha dos nomes que formarão a lista tríplice é previsto no § 2º do art. 8º da Lei Complementar Estadual nº 15 de 22 de novembro de 1996. Os três membros mais votados, obedecida a ordem decrescente de votação, não computados os votos em branco e os nulos, resolvidos os empates pela antiguidade na instância, na carreira, no serviço público e, finalmente, pela idade, preferindo-se os mais antigos, que podem ser promotores e/ou procuradores de justiça, terão seus nomes encaminhados ao governador do estado, que é a autoridade que vai escolher quem chefiará o MPAL, por dois anos, já a partir deste mês de abril.
Veja também
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
