Isolamento social é a chave para achatar a curva em Alagoas, afirma físico do Ifal
Em vídeo, professor do Ifal faz análise dos casos e constata início da segunda fase da pandemia no estado
Em vídeo publicado recentemente, o professor de física Francisco Rego Filho, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), faz uma análise sobre o aumento dos casos da Covid-19 em Alagoas por meio de gráficos em diferentes escalas, que têm sido utilizados em várias partes do Brasil e do mundo, para identificação do estágio em que a pandemia se encontra no momento.
Na primeira escala, linear, o professor avalia o total de dias pelo total de casos confirmados no período entre 1º de março e 9 de maio, observando inicialmente um crescimento lento seguido por uma explosão no número de casos, típico de um crescimento exponencial, segundo ele. “Aqui em Alagoas a gente percebe que inicialmente ele cresce numa certa taxa, mas no final já dá uma diferenciada no crescimento, o que pode ser início de uma segunda fase”, explica. Confira o vídeo aqui.
Já na segunda escala, de modelo algorítmico, que segundo o especialista explica melhor os crescimentos exponenciais, verifica-se uma mudança no comportamento da reta a partir do dia 2 de maio, em que a inclinação diminui. De acordo com o físico, esse é um indício de que a curva em Alagoas está começando a achatar uma vez que ela está crescendo numa taxa um pouco diferente.
“Isso é uma ótima notícia porque significa que nosso isolamento social está surtindo efeito. A gente agora tem que intensificar ainda mais o isolamento social, porque quanto mais forte for nosso isolamento, mais forte é como se fosse o ‘pé no freio’ dessa curva. Então significa que ela vai achatar ainda mais rápido e a gente vai sair ainda mais rápido dessa. Fiquem em casa, cuidem de si e cuidem dos outros, para que a gente se veja o quanto antes”, alertou o professor.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
