Serviço de teleatendimento da Prefeitura de Maceió já atendeu mais de 600 pessoas
Plataforma pode ser acessada de smartphones e computadores

Tatiane Gomes estava com dor de cabeça, coriza e tosse e, em vez de sair de casa, decidiu acessar o novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde de teleorientação aos usuários, o Atende em Casa. Lançado na última quarta-feira (20), em três dias o sistema já foi usado por 637 pacientes, que foram orientados ou atendidos por médicos.
“Eu trabalho muito com celular. Então, é uma forma muito simples e fácil pra conseguir ter o atendimento. E, na manhã que utilizei o serviço, estava trabalhando pelo celular, o que facilitou ainda mais. Eu já amanheci com alguns sintomas e alguns amigos haviam falado sobre a Unidade de Referência próxima a minha casa. Antes de ir para lá, achei importante falar com algum médico ou profissional que pudesse melhor me orientar”, explica a usuária, que mora no bairro Serraria.
A ferramenta pode ser acessada por um smartphone ou computador no link https://www.atendeemcasa.maceio.al.gov.br/, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Ao acessar a plataforma o paciente insere informações pessoais e inicia o atendimento assinalando os sintomas que apresenta. Dependendo dos sintomas, o próprio aplicativo passa as orientações, sejam referentes ao isolamento social ou a medidas de segurança e higiene. Caso sejam necessárias orientações mais específicas, o usuário é direcionado para uma tela e aguarda o atendimento médico.
“Eu preenchi as informações. Esperei pouco tempo e já obtive a resposta que, de acordo com o que estava sentindo, ia ser direcionado a um médico. E eles me ligaram. A médica me explicou que dos sintomas que eu tinha eram bem parecidos com a Covid, mas de pronto já havia me perguntando se já havia passado por isso”, explicou Tatiane, que já tem histórico de rinite e recentemente teve problemas de saúde com sintomas semelhantes.
“Ela me orientou a continuar com os remédios que tomo normalmente e me ensinou por telefone mesmo alguns exercícios de respiração. Achei importante porque ela disse que esses exercícios ajudam a melhorar a respiração. A ferramenta é uma aliada neste momento. Quem não consegue ligar, pode entrar no site e a plataforma é muito intuitiva. A equipe foi super atenciosa e pediu até que eu retornasse novamente caso precisasse”, completou a usuária.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, a ferramenta auxilia a população que apresenta sintomas leves, mas não tem certeza da necessidade de ir a uma unidade de saúde. “Com o Atende em Casa o nosso usuário é orientado por um médico quando e quais unidades procurar, procurar. Isso é muito importante neste momento, porque evita que as pessoas saiam de casa e se exponham sem necessidade, mas sendo assistido da mesma forma”, reforçou.
A plataforma, que surgiu em Pernambuco, foi disponibilizada gratuitamente pela Universidade Uninassau e foi desenvolvida pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud.
Além deste serviço, a SMS conta ainda com o Call Center da Saúde, no número 156.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
