Tereza Nelma articula ampliação no atendimento aos pacientes com Coronavírus
Deputada federal propôs a formação de uma lista única em hospitais públicos e privados

A deputada federal Tereza Nelma se comprometeu em articular uma reunião com estado e município para traçar uma forma de ampliar os atendimentos para os pacientes infectados com a Covid-19, no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes — HUPAA-UFAL. A iniciativa surgiu após um contato com o superintendente do HU, Célio Rodrigues, que relatou a difícil situação, com leitos superlotados e no limite de sua capacidade.
“A ocupação de leitos destinados ao coronavírus, em Alagoas, já está em 63%. Se formos avaliar a ocupação das UTIs, fundamentais para a recuperação de casos graves, a ocupação já chega em 83%. São números preocupantes, já que as autoridades de saúde informam que ainda chegaremos no pico do contágio. Precisamos agir porque vidas estão sendo perdidas”, disse Tereza.
Ainda segundo o superintendente, o crescente número de leitos que precisam ser disponibilizados para os pacientes com Coronavírus, colocam em risco os atendimentos a outros pacientes que também têm câncer e que precisam ser internados. O Hospital Universitário é referência no tratamento de câncer em Alagoas.
Segundo o relatório da Secretaria de Saúde de Alagoas de hoje (05/06), o Hospital Universitário está com todos os seus leitos clínicos ocupados e apenas três vagas de UTI adulta, representando 79% da sua capacidade máxima.
Além dos secretários de saúde, estadual e municipal, também serão convidados para a reunião on-line, os deputados estaduais que compõem a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Lista única para UTIs
A deputada federal Tereza Nelma propôs a formação de uma lista única em hospitais públicos e privados, em cada Estado, para ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de pessoas infectadas pelo Covid-19. O projeto de lei 2548/2020 está tramitando na Câmara de Deputados.
O projeto de lei é inspirado na lista nacional de transplantes. Leva em consideração que em quase todo Brasil o SUS está entrando em colapso e não dará conta de atender todos os pacientes, já que a demanda de infectados só cresce e o número de leitos não será suficiente. “Não é justo que uma pessoa morra esperando uma vaga na UTI de um hospital público, enquanto há esse leito vazio em hospitais privados. Não é o momento de segregar”, define Tereza Nelma.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
