Fiscalização para cumprimento de decretos é reforçada no período junino
Lenha para fogueira e fogos de artifício foram apreendidos

Nesse final de semana, a fiscalização teve como foco principal o cumprimento do Decreto 8.883, de maio deste ano, com medidas adicionais e temporárias para enfrentamento do novo coronavírus durante o período junino.
Na sexta-feira (12), foram fechados nove estabelecimentos; no sábado (13), foram sete estabelecimentos e no domingo (14), um estabelecimento, totalizando 17 estabelecimentos fechados por descumprimento ao decreto. Entre eles, oito bares, quatro barbearias, uma loja de confecção, uma de eletrodoméstico e três salões de beleza.
Nesta época, estão proibidas a comercialização e a queima de fogos de artifício em espaços públicos e privados; bem como fogueiras em espaços públicos ou privados. E, ainda, não podem ser realizados eventos nem os tradicionais festejos juninos com aglomerações. A fiscalização apreendeu lenha que seria utilizada em fogueira de residências nos bairros Canaã e Jacintinho. Também no Jacintinho, uma fogueira acesa foi apagada pelo proprietário após o mesmo ser orientado pelos fiscais; o material foi recolhido. Por fim, no Vergel do Lago, foi apreendida uma pequena quantidade de fogos de artifício.
“A fiscalização vai continuar atuando diariamente, enquanto durar esse período de combate à Covid-19. E, nos dias e vésperas de São João e São Pedro, vamos intensificar para evitar fogueiras e fogos de artifício, pois podem causar acidentes e sobrecarregar o sistema de saúde num momento tão decisivo para a saúde pública e a segurança da população”, reforça o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar.
Força-tarefa
Desde o dia 21 de março, a Prefeitura de Maceió está trabalhando com uma força-tarefa integrada de fiscalização com o apoio do Governo do Estado para garantir o cumprimento dos decretos estaduais e municipais, que estabelecem medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Na capital alagoana, foram registradas, aproximadamente, 1.330 denúncias e cerca de 370 estabelecimentos foram fechados por descumprimento aos decretos.
O trabalho também é educativo e, diariamente, as equipes se empenham percorrendo as ruas de Maceió com o objetivo de conscientizar a população quanto às medidas de isolamento e distanciamento social como melhor forma de impedir a transmissão da doença, seguindo as determinações do Ministério da Saúde.
Participam a Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. E, para a fiscalização do decreto para o período junino, foram integrados os seguintes órgãos: Procon Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) reforça o apelo para que comerciantes e população colaborem neste momento de pandemia. Ficar em casa é mais seguro e quem realmente precisar sair, deve usar corretamente a máscara, álcool gel e manter o distanciamento.
Denúncias
As denúncias devem ser feitas pelos números: 3312-5277 (Semscs), das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira; 181 (Secretaria de Segurança Pública); e 190 (Polícia Militar).
Veja também
Últimas notícias

Governo de AL lança programa Alagoas Conectada e investe em tecnologia para escolas

Buscas por criança desaparecida no Pontal do Peba são suspensas pelo 2º dia consecutivo

Justiça suspende obras de megaempreendimento em área costeira de Marechal Deodoro

Paulo Dantas autoriza início de construção de Escola do Coração e creche Cria, em Canapi

‘Nossos países terão uma parceria muito produtiva’, diz Trump após conversa com Lula

Mulher é presa com 15kg de maconha dentro de ônibus em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
