OAB/AL investiga conduta de advogada presa por suspeita de corrupção
Esquema de "prioridade" no andamento de processos foi denunciado por juiz
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, irá investigar a conduta da advogada presa durante uma operação deflagrada pelo Ministério Público, na manhã desta quinta-feira (18). A operação, comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Promotoria de Justiça de Paripueira, apura o envolvimento da profissional e de um servidor do Poder Judiciário em vários crimes, dentre eles, o de corrupção ativa e passiva.
A investigação teve início em dezembro do ano passado e foi a instaurada após o então juiz da cidade desconfiar da conduta profissional do servidor que trabalha na vara da qual ele era titular. No decorrer da investigação, escutas telefônicas comprovaram que o funcionário público e a advogada agiam ilegalmente para que a mesma tivesse prioridade no andamento daqueles processos de seu interesse.
Inclusive, há registros de várias ações que deveriam ter sido ajuizadas por ela e que, para surpresa dos promotores de justiça, tinham sido peticionadas pelo próprio servidor. Ou seja, a relação entre os dois era de tanta confiança e cumplicidade que o funcionário dava entrada nos documentos como se fosse a advogada. Também foi constatado que, em troca do trâmite privilegiado, o servidor era recompensado.
Em nota, a OAB/AL informa que está acompanhando os desdobramentos da operação realizada nesta quinta-feira (18), com o objetivo de preservar as prerrogativas da advogada. A Ordem também informa que instaurou procedimento no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para colher informações acerca de eventual infração disciplinar cometida, a qual tramita em sigilo em razão do Estatuto da OAB.
Veja também
Últimas notícias
Educação divulga lista da segunda chamada para matrículas no Colégio Tiradentes
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Vídeo registra tombamento de caminhão de lixo que deixou gari ferido na orla de Maceió
Saiba quais são as regras para ambulantes nas prévias e no Carnaval 2026
IPTU 2026 com 20% de desconto vence nesta sexta-feira (30); saiba como emitir a guia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
