MPE/AL fecha semestre julgando processos em sua 8ª Sessão Ordinária
Vinte processos de diversas promotorias do estado foram julgados
Na manhã desta quinta-feira (18), o procurador-geral de Justiça (PGJ), Márcio Roberto Tenório conduziu a 8ª Sessão Ordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), onde foram julgados cerca de 20 processos vindos de diversas Promotorias de Justiça. Com a reunião, a instituição prepara-se para o encerramento do primeiro semestre de suas atividades.
Cumprindo o calendário, por meio de videoconferência, o Conselho teve como objetivo decidir pelo arquivamento dos referidos processos e também discutir a ata da 7ª Sessão Ordinária. Entre os processos apreciados, alguns assuntos referiam-se à violação aos princípios administrativos, custódia, escolta e situação de presos, utilização indevida de bens públicos, posturas municipais e prestação de contas.
Pelo trâmite, as promotorias enviam ao Conselho os processos que elas já arquivaram, este aprecia e decide se concorda com todos os pareceres, ou seja, se é para homologar ou não. Caso entenda que é necessário desencadear novas diligências, os membros recomendam.
O chefe ministerial, Márcio Roberto, aproveitou o momento para avaliar os primeiros seis meses de atuações que, diante da disseminação da Covid-19, tiveram suas atividades impedidas de ocorrer presencialmente.
“A situação é muito delicada porque planejamos ficar próximos de membros e servidores, ouvi-los, trocarmos ideias para o fortalecimento da gestão. Como tornou-se inviável, pois fomos surpreendidos por um vírus que revolucionou o mundo, contando com o apoio da nossa TI, temos cumprido categoricamente o nosso papel, de maneira virtual. Apesar de tudo, posso afirmar que tivemos um semestre vitorioso, de muitas ações em prol da cidadania, onde debatemos sobre vários assuntos, tornando-se indiscutivelmente seis meses de muita produtividade. Hoje fechamos a agenda das sessões ordinárias do Conselho e, a partir da próxima segunda-feira, o Ministério Público entra em recesso. Espero em Deus que retornemos ao normal o mais breve possível, todos com saúde”, declara o PGJ.
Além do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório, participaram da reunião, por meio de videoconferência, o subprocurador-geral administrativo institucional, Walter Acioly, o ouvidor do MPE/AL, procurador de Justiça Lean Araújo, o corregedor-geral, procurador Walber Valente, os procuradores de Justiça, José Artur Melo e Marcos Mero todos integrantes do Conselho, e ainda o secretário do Conselho Superior do Ministério Pùblico, promotor de Justiça, Delfino Costa Neto.
As atividades do MPE/AL ficam suspensas no período de 22 de junho a 1º de julho.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
