Fecomércio avalia como positiva a reabertura do comércio na capital alagoana
Entidade disponibiliza canais de atendimento para esclarecer dúvidas das empresas sobre o Plano de Distanciamento Social Controlado

O retorno gradual das atividades econômicas não essenciais começará na próxima sexta-feira (03), em Maceió. A medida foi anunciada ontem (30/06) pelo Governo do Estado, que divulgou o Plano de Distanciamento Social Controlado no âmbito de Alagoas. De acordo com o documento, os demais municípios continuarão com as atividades não essenciais paralisadas.
Apesar de permitir a reabertura apenas na capital, a iniciativa foi considerada positiva por Gilton Lima, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL).
“A expectativa era de que a reabertura alcançasse todo o Estado, o que não aconteceu. Mesmo assim, a permissão para o retorno das atividades não essenciais em Maceió já é um bom começo e demonstra que estamos no caminho certo no enfrentamento à pandemia. Esperamos, em breve, estender essa permissão às empresas do interior”, avalia.
Para ele, falar em reabertura não significa defender somente a economia, mas os interesses da sociedade por meio do desenvolvimento do Estado.
Dados da Receita Federal do Brasil (RFB) indicam que Alagoas possui 166.223 empresas em atividade, das quais 76.407 situam-se em Maceió. Do volume geral do Estado, o Comércio detém 77.146 empresas, seguido por Serviços (66.270), Indústria (13.852), Construção Civil (8.057) e Agropecuária (898).
Considerando apenas a capital, são 35.608 empresas no setor de Serviços, 29.937 no Comércio, 6.776 na Indústria, 3.944 na Construção Civil e 142 na Agropecuária. Os números de Maceió representam um aporte anual de R$ 21 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado - ou R$ 1,818 bilhão mensais -, demonstrando que a reabertura das atividades não essenciais, ainda que somente na capital, trará novo ânimo à economia. “Atuamos frente ao governo para que essa retomada se concretizasse. Agora, cabe às empresas cumprirem todas as exigências e orientarem seus consumidores. A responsabilidade é de todos nós”, reforça Lima.
Para auxiliar as empresas e empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo nessa retomada, a Fecomércio disponibiliza atendimento para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o Plano de Distanciamento Social Controlado no âmbito de Alagoas. Os interessados podem ligar para (82) 9924-9768 ou encaminhar e-mail para [email protected], de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 16h.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
