Facebook considera banir anúncios políticos na plataforma
Segundo a Bloomberg, existem conversas para avaliar a possibilidade, mas nada indica a decisão ainda

O Facebook está considerando banir anúncios de caráter políticos da rede social antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro deste ano. Segundo a agência de notícias Bloomberg, que antecipou a discussão na tarde desta sexta-feira, 10, existem conversas internas na empresa para proibir este tipo de anúncio, mas nada pode ser considerado concreto, já que o próprio presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, se mostrou pouco disposto a interferir em questões políticas na rede no passado.
Pensando na corrida eleitoral de 2020 nos EUA, o Facebook já tinha promovido uma atualização que permitia que usuários pudessem não receber mais propagandas políticas em seu feed de notícias. A medida veio, principalmente, depois de a rede social ter sido criticada por não se posicionar contra as publicações políticas que possam conter fake news ou outras informações prejudiciais ao eleitor, em especial, conteúdos relacionados ao atual presidente americano, Donald Trump. Em maio, Zuckerberg afirmou que não era seu papel ser "árbitro da verdade".
A plataforma, porém, ainda não decidiu ativamente qual a sua posição nesse cenário. O Twitter, por exemplo, baniu no ano passado as publicidades políticas pagas na rede social, afirmando que os conteúdos podiam trazer riscos aos eleitores, uma vez que poderiam influenciar os votos dos americanos. Na época, Jack Dorsey, presidente e fundador do Twitter, rebateu as afirmações de Zuckerberg sobre o que disse ser liberdade de expressão, dizendo que as publicidades interferiam na infraestrutura democrática.
Desde então, críticos e apoiadores da ideia de banir as publicidades políticas pagas do Facebook se manifestam, sem que a empresa tivesse decidido rever a questão até agora. Quando o Twitter optou pelo banimento, por exemplo, Hillary Clinton, candidata democrata derrotada nas eleições de 2016, foi uma das apoiadoras da ideia.
Alex Stamos, ex-chefe de segurança do Facebook, no entanto, foi contra a proposta no ano passado e continuou manifestando suas críticas nesta sexta-feira, após o anúncio da Bloomberg. Segundo ele, em comentário no Twitter, "os anúncios políticos são apenas uma pequena parte da receita do Facebook" e "a proibição de anúncios políticos beneficia apenas aqueles com dinheiro, competência ou capacidade de obter cobertura da mídia".
Veja também
Últimas notícias

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do Nordeste em ranking nacional de qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025

Alfredo Gaspar vai pedir prisão preventiva de Milton Cavalo e denuncia organização criminosa dentro do Sindnapi

Homem é assassinado durante inauguração de praça no Village Campestre em Maceió

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário é condenado pela terceira vez e foge da Justiça

Abrasel nega interdições por metanol em Maceió e SMS retifica informação inicial
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
