MP apura extravasamento de esgoto de residencial em galerias pluviais
Residencial fica localizado no bairro Cidade Universitária
O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) instaurou um inquérito civil público para apurar uma denúncia de extravasamentos de esgoto do Conjunto Residencial Maceió I, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, nas galerias de águas pluviais. As casas foram destinadas às vítimas das chuvas e outros beneficiários que viviam em situação de risco social.
De acordo com a portaria publicada na edição desta terça-feira (21), do Diário Eletrônico do MP, o inquérito apura a responsabilização do problema, levando em consideração que a rede de efluentes líquidos da localidade é administrada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Dentre as providências solicitadas pelo promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Capital, está a requisição de fiscalização de constatação de dano ambiental por uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).
O 7Segundos contatou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e questionou sobre a denúncia. Em nota, a assessoria de comunicação informou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação oficial do Ministério Público sobre esse procedimento. Além disso, esclareceu que, desde que assumiu o sistema de esgotamento sanitário do Residencial Maceió 1, vem trabalhando diariamente pela melhoria na operação desse sistema, corrigindo eventuais deficiências.
Confira a nota na íntegra:
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que não recebeu nenhuma notificação oficial do Ministério Público sobre esse procedimento e reforça que, desde que assumiu o sistema de esgotamento sanitário do Residencial Maceió 1, o qual não foi construído por ela, e sim pela empresa responsável pela construção dos imóveis, vem trabalhando diariamente pela melhoria na operação desse sistema, corrigindo eventuais deficiências e mantendo canal aberto com a população, por meio de sua Unidade de Negócio Benedito Bentes, para atender a qualquer chamado.
A Casal reforça que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial Maceió 1 já foi gerida pela associação de moradores do local e, nesse período, enfrentou dificuldades de operação. Ao voltar para a gestão da Casal, a unidade de tratamento recebe toda a assistência técnica necessária e opera normalmente, não havendo nenhum problema recente de extravasamento de esgoto.
Ademais, a Companhia informa que todo o esgoto do Residencial Maceió 1 será direcionado, nos próximos meses, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) situada no Benedito Bentes, construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama para atender toda a região do Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes, beneficiando mais de 200 mil pessoas. Essa ETE já está operando e utiliza o que há de mais moderno em tecnologia de tratamento de efluentes. Dessa forma, a ETE individual do Residencial Maceió 1 será desativada.
Para qualquer demanda da população, a Companhia reforça que atende pelo Call Center 0800 082 0195 e pelo WhatsApp 98139-9892.
Veja também
Últimas notícias
Homem embriagado é preso após ameaçar a própria mãe em Maceió
Homem contrata duas acompanhantes e ameaça espanca-las em Maceió; uma delas era trans
Mulher denuncia ataques de cães soltos e dono é autuado por omissão em Coité do Nóia
Adolescente de 15 anos é flagrado com drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca
Homem é morto a tiros próximo a mercadinho no Jacintinho, em Maceió
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
