Moradia Legal: TJ entrega quase 1.200 títulos para cidadãos de três municípios
Cerimônias virtuais foram realizadas nesta sexta-feira (24) para marcar entrega gratuita dos documentos para a população
O Tribunal de Justiça de Alagoas realizou cerimônias virtuais para marcar a entrega e de 1.179 títulos de propriedade para moradores de baixa renda das cidades de Rio Largo, São Miguel dos Campos e Igaci, nesta sexta-feira (24). Os documentos foram viabilizados de forma gratuita para a população, por meio do Programa Moradia Legal.
Da sede do Tribunal de Justiça, em Maceió, o presidente Tutmés Airan conduziu o ato simbólico. Na oportunidade, ele agradeceu o trabalho e a cooperação das prefeituras, dos registradores cartorários de cada cidade, da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL), e do juiz Carlos Cavalcanti, coordenador do programa.
"Eu gosto muito desse programa, porque ele sintetiza tudo que o Poder pode fazer de bem para as pessoas", declarou o presidente do Tribunal. "Esse título tem significados muito grandes. Eu cansei de ver nas cerimônias presenciais, pessoas pobres, que precisam do trabalho da gente, chorando ao receber o título. Só aí eu pude ter a compreensão da importância disso na vida delas".
Com o título de propriedade, continuou o presidente, os cidadãos passam a ter a tranquilidade de que a sua casa continuará servindo de abrigo para as próximas gerações da família. Além disso, o imóvel tem seu valor aumentado, e pode ser utilizado como garantia em algum financiamento.
Seis beneficiários de cada Município foram selecionados para representar os moradores e participaram das solenidades a partir de suas cidades, ao lado dos prefeitos Gilberto Gonçalves (Rio Largo), Oliveiro Piancó (Igaci) e Pedoca Tenório (São Miguel). Os demais títulos serão entregues pelos cartórios, evitando-se aglomerações.
Para Pedoca, a regularização tem importância imensurável para a sociedade. "Aqui em São Miguel tem um número bastante significativo de imóveis que não foram registrados, e pessoas que não podem ter esse custo. Fizemos um levantamento prévio, foram contactadas 874 famílias, mas por conta do distanciamento, conseguimos colocar hoje 400 famílias", explicou.
"Sem dúvida essa ação contribui para diminuir a desigualdade social que é ainda é muito significativa no nosso País", avalia o juiz Carlos Cavalcanti. Ele informou que haverá entregas em mais duas datas: em 7 de agosto, para Penedo, Ibateguara e Cacimbinhas; e em 10 de agosto, para Santana do Ipanema, Girau do Ponciano e Campo Alegre. Devido à legislação eleitoral, as solenidades só poderiam realizadas até 14 de agosto.
O presidente da Anoreg, Rainey Marinho, destacou que os cartórios têm atuado "com muita intensidade na área social". "Eu queria dizer a Anoreg sempre foi e vai continuar parceira do Tribunal de Justiça, porque entende que o caminho que a sociedade encontra tranquilidade é através da área jurídica, pacificadora", afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
