[Vídeo] Van intermunicipal descumpre decreto e é flagrada superlotada em Murici
Passageiros estão preocupados com aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus
Usuários do transporte intermunicipal procuraram o 7Segundos, nessa segunda-feira (10), para denunciar a superlotação nas vans. Preocupados com aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), eles cobram maior fiscalização no cumprimento do Decreto Estadual que prevê a redução de passageiros nesse tipo de transporte.
Imagens obtidas pelo 7Segundos mostram aglomeração de passageiros em uma van que faz a linha Murici/Maceió. O fato foi registrado por um passageiro que precisou utilizar o transporte. "Eu perguntei se cabia mais alguém e a mulher só faltou bater em mim", desabafou o homem que gravou o vídeo.
Liberados para circular em Alagoas no último dia 29, o transporte de intermunicipal deve operar dentro do limite de 50% da frota e 100% da capacidade do veículo, desde que todos os passageiros viagem sentados. Também é obrigatório o uso de máscaras por cobradores e passageiros, disponibilização de álcool 70% e higienização de partes de contato interno do veículo. Os veículos também devem circular com as janelas sempre abertas.
Na primeira semana após o retorno do transporte intermunicipal, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), em trabalho conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), abordou mais de mil veículos. Em uma das fiscalizações, um coletivo da empresa Veleiro fazia o itinerário Rio Largo/Ponta Verde, foi autuado e guinchado por excesso de passageiros. Passageiros chegaram a fechar a rodovia BR-104, como forma de protesto.
Em casos de descumprimento do decreto estadual, os usuários podem denunciar à Ouvidoria da Arsal por meio dos números: 0800 284-0429 ou enviar mensagem para o WhatsApp (82) 98833-9430, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Veja a superlotação da van, no vídeo abaixo: