Câmara de Negócios apresenta parcerias com Ásia e Argentina para estimular inserção de AL
O intuito desse encontro é também mostrar que Alagoas tem competência produtiva para trabalhar com o mercado externo

A apresentação do primeiro trabalho da Câmara de Negócios Internacionais de Alagoas (CNIA) visando à abertura do mercado externo asiático (China, Índia e Coreia do Sul) para a cadeia produtiva local, especialmente o setor de alimentos e bebidas, foi o foco do almoço que a CNIA realizou nesta sexta-feira (28) e do qual participou a deputada estadual Jó Pereira, um dos membros da entidade.
“O intuito desse encontro é também mostrar que Alagoas tem competência produtiva para trabalhar com o mercado externo. Estamos já com 14 empresas do setor de alimentos e bebidas filiadas à Câmara e essa mercadoria local será enviada, acredito que na primeira quinzena de outubro, para a China”, explicou o presidente da CNIA, Luizandré Barreto, acrescentando que os produtos serão enviados em contêiner a um empresário do país asiático, membro da CNIA na China.
“Os produtos serão expostos em uma grande loja, dentro de um shopping, com um pavilhão só de produtos alimentares brasileiros. O local já comercializa mercadorias brasileiras, mas é a primeira vez que receberá um evento realizado por meio de uma instituição para incentivar essa pauta do comércio exterior. O primeiro envio será para China, mas ainda este ano vamos enviar também para a Índia e Coreia do Sul”, detalhou Luizandré.
Durante o encontro, que contou com a presença do cônsul geral da Argentina, Alejandro Lastra, foi apresentada também a Câmara Empresarial Argentina-Alagoas, constituída pela CNIA para estreitar a relação comercial bilateral com o país vizinho.
Frente Parlamentar
“Nesse momento em que enfrentamos grandes desafios é muito bem-vinda essa aproximação de Alagoas com o mercado externo. Precisamos abrir esse caminho e que ações como essa do envio dos produtos alagoanos para o mercado asiático tenham continuidade, para que o estado conquiste definitivamente o mercado internacional”, disse Jó Pereira.
A deputada estadual falou ainda sobre a importância da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, coordenada por ela na Assembleia Legislativa. “Hoje qualquer legislação que interfira no comércio que chega à Assembleia passa por essa Frente, para que possamos encontrar um equilíbrio entre os interesses do Poder Público e do setor produtivo. É esse elo entre empresários e setor público que a gente se propõe a fazer”, afirmou.
Do almoço organizado pela CNIA, participaram também a diretoria da entidade; o presidente da Fecomércio, Gilton Lima e outros integrantes da Federação; o membro da Forbes nos EUA, Rodrigo Shiavo; o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos, além de produtores e empresários.
Pindorama
Na semana passada, em outra reunião da CNIA, Jó Pereira já havia destacado a importância de incentivar e apoiar a cadeia produtiva alagoana sobre como alcançar e aproveitar as potencialidades do mercado externo, por meio de novos arranjos. Na ocasião, a Comissão apresentou o projeto do mercado asiático ao presidente da Pindorama, que abraçou a proposta e mostrou o catálogo de produtos da cooperativa.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
