Segurança

Robô deve agilizar exames de DNA em Alagoas

O robô consegue processar até 16 amostras simultaneamente

Por 7Segundos com Assessoria 24/09/2020 16h04
Robô deve agilizar exames de DNA em Alagoas
O robô consegue processar até 16 amostras simultaneamente - Foto: Assessoria

A aquisição de um robô que acelera e otimiza a extração e purificação do material genético de amostras forenses relacionadas a crimes deve auxiliar o Instituto de Criminalística de Alagoas para a realização de Exames de DNA.

O assessor cientifico da empresa Promega, Pedro Rodrigues, explicou que o equipamento é uma plataforma de purificação de ácido nucleico compacta e automatizada. 

O robô consegue processar até 16 amostras simultaneamente, permitindo uma extração consistente e confiável de DNA ou RNA em até 25 minutos. Outra vantagem do equipamento é sua interface gráfica, que o torna um instrumento de fácil uso e permite coletar os dados de purificação em um relatório para a análise do perito criminal.

A plataforma automatizada dará mais celeridade aos exames de Genética, diminuindo o tempo de resposta nas conclusões da demanda de casos enviados ao Laboratório.

O equipamento foi doado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). A aquisição visa atender as demandas da Rede Integrada de Banco de Perfis Genético – RIBPG.