Casos de Covid-19 disparam em estados-chave a poucos dias da eleição nos EUA
Na sexta-feira (23) e no sábado (24), os Estados Unidos tiveram mais de 83 mil casos diários
O número de novos casos de Covid-19 bateu recorde neste fim de semana nos Estados Unidos, a dez dias da eleição entre o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden. Um dos principais temas da campanha, e apontado por especialistas como um ponto fraco da candidatura republicana, o contágio pelo novo coronavírus tem aumentado em estados que devem ser decisivos no colégio eleitoral, como Wisconsin, Flórida, Michigan e Pensilvânia.
Na sexta-feira (23) e no sábado (24), os Estados Unidos tiveram mais de 83 mil casos diários, superando um recorde de julho, quando a pandemia devastou os estados do sul do país. Agora, o contágio cresce no chamado "cinturão da ferrugem", que abriga estados industriais como Wisconsin, Michigan, Pensilvânia e Minnesota. Esses estados foram cruciais para dar a Trump a vitória contra Hillary Clinton quatro anos atrás e o presidente precisa vencer nesses locais de novo, se quiser ficar mais quatro anos no poder.
A situação mais crítica fica em Wisconsin, onde Trump ganhou por apenas 22 mil votos em 2016 e participou de comícios neste fim de semana. Ali, foram registrados 4,6 mil casos nas últimas 24 horas, um aumento de 66% na comparação com a média de 14 dias atrás. O aumento de mortes e internações também preocupa. Aumentaram 148% e 42%, na comparação quinzenal.
Em Waukesha, Wisconsin, Trump disse em um comício lotado que a Covid-19 está indo embora. "Está indo embora, logo atrás da porta", disse. "As vacinas estão vindo e os remédios são incríveis."
Biden e os democratas tem concentrado a campanha nas críticas ao manejo da pandemia por parte do presidente. Os Estados Unidos lideram o ranking de mortes e casos da doença desde março, com mais de 8,5 milhões de infectados e 224 mil mortes.
No debate da quinta-feira, o democrata voltou a acusar Trump de saber da gravidade da doença logo de início e não fazer nada para detê-la.
Médicos e epidemiologistas, no entanto, estão preocupados. Os casos têm aumentado em 35 dos 50 estados americanos. Em Michigan, vizinho a Wisconsin, a situação é crítica. O estado teve 3,3 mil novos casos no sábado - um recorde desde o início da pandemia.
"Os dados são alarmantes. Se as infecções continuarem subindo, os hospitais vão lotar e muitas pessoas vão morrer", disse em nota o secretário de Saúde Joneigh Khaldun.
Na Pensilvânia, os casos voltaram ao patamar de abril, segundo a secretaria de saúde local. E na Flórida, o número de infecções diárias superou 4 mil pela terceira vez este mês.
Em comum, esses quatro estados têm o poder de decidirem a eleição para um lado ou para outro. Em 2016, todos foram vencidos por Trump. Desta vez, Biden lidera as pesquisas, mas por margens pouco confortáveis.
Especialistas em eleições americanas acreditam que Trump precisa da Flórida e da Pensilvânia para se reeleger e torcer para que Biden não surpreenda no Arizona e na Geórgia, tradicionais redutos republicanos.
Últimas notícias
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia de Finados
Restauração do Colégio Judith Paiva, em Rio Largo, tem previsão de entrega para 2027
Alexandre Fleming critica bloqueio de acesso à Assembleia Legislativa de AL
Obras de duplicação da BR-316 seguem em andamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
