Agricultura

Palestra do ITERAL sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário ocorrerá na EXPOAGRO

Palestra será na segunda-feira (26), às 17h, de forma presencial no Parque da Pecuária, em Maceió

Por Ascom ITERAL 25/10/2020 16h04
Palestra do ITERAL sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário ocorrerá na EXPOAGRO
Palestra do ITERAL sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário ocorrerá na EXPOAGRO - Foto: Ascom ITERAL

A Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas – EXPOAGRO é um dos eventos mais importantes no Estado, impulsiona várias atividades socioeconômicas e encontra-se na 70ª edição. Neste ano, atenderá todos os cuidados e protocolos de segurança exigidos combate à pandemia Covid-19 (coronavírus). No período de 24 de outubro a 1º de novembro serão realizadas no Parque da Pecuária em Maceió: palestras, oficinas, encontros técnicos, leilões virtuais e lives, porém, os shows artísticos foram suspensos para evitar aglomerações.

Um dos atrativos é o estande intitulado Agricultura Competitiva & Tecnológica, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e que conta com a presença de todos os órgãos vinculados, inclusive, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). Na programação da segunda-feira, 26 de outubro, acontecerá às 17h a palestra presencial com o tema "A importância do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Brasil e em Alagoas".

A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo Severino Araújo, que desde 2008 atua como gerente de Política Agrária e Fundiária no Iteral e há vinte anos também é o diretor da Unidade Técnica Estadual (UTE) do PNCF no Estado de Alagoas. Com uma vasta experiência profissional, ele atuou nas Nações Unidas – FAO (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization) – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação; foi diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) na regional Norte/Nordeste e trabalhou como diretor de Extensão Rural nos Estados do Piauí, Amapá e Roraima.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) também conhecido por Terra Brasil foi criado pelo Governo Federal em 2003, trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária que funciona como um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar. O Iteral é o órgão responsável pelo gerenciamento do programa no Estado de Alagoas e acompanha mais de 3.500 famílias camponesas beneficiadas cujas unidades produtivas estão distribuídas nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

“Alagoas é o Estado que mais se sobressaiu quanto ao processo de quitação e negociação das dívidas. Atualmente, são 1.156 famílias camponesas que estão trabalhando em 13.579 hectares e continuam pagando suas parcelas. E temos um universo de 2.386 famílias que já conseguiram quitar o financiamento, houve a baixa de hipoteca e tornaram-se proprietárias dos seus lotes”, explicou Severino Araújo.

Na palestra serão elucidadas as dúvidas quanto aos objetivos do PNCF, quem pode aderir, documentação exigida, linhas de crédito que atendem os diferentes públicos da agricultura familiar; além do balanço nacional e estadual.

INCLUSÃO PRODUTIVA


A programação da segunda-feira (26.10) seguirá com a roda de conversa sobre “Inclusão Produtiva”, no estande das 18h às 19h30, idealizada pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável (Emater) com a apresentação de Maria Dantas e a participação de extensionistas, técnicos e produtores rurais. O público terá a oportunidade de conhecer e discutir sobre outros programas governamentais que contribuem para fomento da economia solidária, implementação de tecnologias sociais, geração de renda e a capacitação profissional; além de ações que visam à promoção social das famílias, proporcionando a qualidade de vida e a permanência no campo.