Campanhas de vacinação contra pólio e sarampo são prorrogadas em Alagoas
Vacinação foi prorrogada até o dia 27 de novembro
As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foram prorrogadas em Alagoas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com isso, as crianças na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a pólio até 27 de novembro, bem como, os jovens e adultos na faixa etária de 20 a 49 anos podem se imunizar contra o sarampo.
A medida foi adotada em acordo com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Isso porque, o Estado vacinou apenas 49,34% do público alvo da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e 48,13% da Campanha de vacinação contra o Sarampo, quando a meta mínima é 95%.
Em Alagoas devem ser vacinadas 215.592 crianças alagoanas na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite. Já contra o sarampo, 399.630 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos devem ser imunizadas.
Segundo a assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, os pais não devem perder a nova oportunidade de vacinarem seus filhos contra a paralisia infantil e de se vacinarem contra o sarampo, caso estejam na faixa etária preconizada. “As vacinas comprovadamente protegem contra o sarampo e a pólio, que além de poder provocar a morte, podem deixar várias sequelas”, alertou.
Paralisia e Sarampo
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada.
A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores. Também é transmitida pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe, seja ao falar, tossir ou espirrar.
Já o sarampo, causado pelo vírus Measles morbillivirus, além de deixar sequelas como cegueira e surdez, pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas e os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso, além de manchas pelo corpo.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
