Campanhas de vacinação contra pólio e sarampo são prorrogadas em Alagoas
Vacinação foi prorrogada até o dia 27 de novembro
As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foram prorrogadas em Alagoas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com isso, as crianças na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a pólio até 27 de novembro, bem como, os jovens e adultos na faixa etária de 20 a 49 anos podem se imunizar contra o sarampo.
A medida foi adotada em acordo com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Isso porque, o Estado vacinou apenas 49,34% do público alvo da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e 48,13% da Campanha de vacinação contra o Sarampo, quando a meta mínima é 95%.
Em Alagoas devem ser vacinadas 215.592 crianças alagoanas na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite. Já contra o sarampo, 399.630 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos devem ser imunizadas.
Segundo a assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, os pais não devem perder a nova oportunidade de vacinarem seus filhos contra a paralisia infantil e de se vacinarem contra o sarampo, caso estejam na faixa etária preconizada. “As vacinas comprovadamente protegem contra o sarampo e a pólio, que além de poder provocar a morte, podem deixar várias sequelas”, alertou.
Paralisia e Sarampo
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada.
A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores. Também é transmitida pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe, seja ao falar, tossir ou espirrar.
Já o sarampo, causado pelo vírus Measles morbillivirus, além de deixar sequelas como cegueira e surdez, pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas e os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso, além de manchas pelo corpo.
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
