Tutmés Airan enaltece conciliações com uso de tecnologia
Para o presidente do Judiciário, Semana Nacional da Conciliação mostra que a virtualidade pode diminuir distâncias e favorecer a paz
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, falou sobre a já bem-sucedida alternativa adotada pelo Judiciário de realizar a Semana Nacional da Conciliação de forma virtual, driblando as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.
O desembargador ingressou brevemente em audiência virtual, conduzida pela conciliadora Ana Paula, e trocou algumas palavras com as partes que buscavam a conciliação. "Estou muito feliz de participar dessa audiência. Desejo a vocês que façam o melhor acordo possível", afirmou.
Para o presidente, esta edição da Semana "mostra que a gente pode usar bem o caminho da virtualidade para fazer com que as nossas distâncias sejam diminuídas, fazendo o bom uso da internet, para que a internet favoreça as pessoas e ajude a construir a paz, ao invés do ódio".
Mais cedo, durante solenidade de posse de duas mediadoras, Tutmés Airan afirmou acreditar que o Poder Judiciário precisa repensar os seus métodos decisórios, privilegiando as conciliações, pois a forma tradicional de lidar com os conflitos não tem se mostrado viável para o poder público. "Que nesta semana toda surjam muitos acordos, que é a melhor forma de resolver os conflitos", disse.
A Semana Nacional da Conciliação teve início na segunda-feira (30) e segue até o próximo dia 4. No primeiro dia da força-tarefa, o Centro Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc), que funciona no Fórum da Capital, obteve 52% de acordos. Foram realizadas ao todo 65 audiências.
Cerca de 500 audiências estão previstas durante a semana, só na capital. A força-tarefa é composta em parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit).
Veja também
Últimas notícias
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão esclarece mitos e verdades sobre o câncer de próstata
Vinte e quatro estudantes da rede estadual são premiados na Olimpíada Alagoana de Matemática
[Vídeo] Ação integrada prende líder de facção criminosa em Passo de Camaragibe
Polícia Civil prende suspeito de homicídio e tráfico de drogas em Murici
Projeto Poste Limpo retira 8,5 toneladas de cabos inativos no Pontal da Barra
"Não sobrou nada", diz proprietário de fábrica de estofados destruída por incêndio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
