Tutmés Airan enaltece conciliações com uso de tecnologia
Para o presidente do Judiciário, Semana Nacional da Conciliação mostra que a virtualidade pode diminuir distâncias e favorecer a paz
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, falou sobre a já bem-sucedida alternativa adotada pelo Judiciário de realizar a Semana Nacional da Conciliação de forma virtual, driblando as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.
O desembargador ingressou brevemente em audiência virtual, conduzida pela conciliadora Ana Paula, e trocou algumas palavras com as partes que buscavam a conciliação. "Estou muito feliz de participar dessa audiência. Desejo a vocês que façam o melhor acordo possível", afirmou.
Para o presidente, esta edição da Semana "mostra que a gente pode usar bem o caminho da virtualidade para fazer com que as nossas distâncias sejam diminuídas, fazendo o bom uso da internet, para que a internet favoreça as pessoas e ajude a construir a paz, ao invés do ódio".
Mais cedo, durante solenidade de posse de duas mediadoras, Tutmés Airan afirmou acreditar que o Poder Judiciário precisa repensar os seus métodos decisórios, privilegiando as conciliações, pois a forma tradicional de lidar com os conflitos não tem se mostrado viável para o poder público. "Que nesta semana toda surjam muitos acordos, que é a melhor forma de resolver os conflitos", disse.
A Semana Nacional da Conciliação teve início na segunda-feira (30) e segue até o próximo dia 4. No primeiro dia da força-tarefa, o Centro Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc), que funciona no Fórum da Capital, obteve 52% de acordos. Foram realizadas ao todo 65 audiências.
Cerca de 500 audiências estão previstas durante a semana, só na capital. A força-tarefa é composta em parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit).
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
