Confira os horários do Hemoal durante as festividades natalinas
Para doar sangue no Hemoal é necessário estar de máscara
As Unidades Maceió e Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionam todos os 365 dias do ano, 24 horas, com a missão de examinar e distribuir sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais alagoanos, além de atender pacientes com crise de hemofilia. Entretanto, com relação à coleta de sangue, os horários de doação seguem um calendário especial, a exemplo do que irá ocorrer nesta quarta (24) e quinta-feira (25), respectivamente, ponto facultativo e feriado natalinos.
Para isso, no entanto, a Hemorrede Pública realiza campanhas estratégicas, que antecedem as maiores festas populares do Brasil, com o objetivo de estabilizar o estoque de sangue, assegurando assistência à demanda transfusional e possibilitando que as três Unidades do Hemoal venham a seguir horários especiais durante a véspera e o Dia de Natal. Com isso, nesta quinta-feira (24), ponto facultativo estadual, as Unidades Farol, situada no Hospital Veredas, e Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, funcionam apenas para distribuir hemocomponentes às unidades de saúde. Já a Unidade Trapiche, funciona para doação de sangue das 7h às 16h.
Já na sexta-feira (25), Dia de Natal e feriado nacional, as três Unidades do Hemoal funcionam apenas para processar o sangue e distribuí-lo às maternidades e hospitais situados na capital e no interior do Estado. Já no sábado (26), quando a Unidade Trapiche tradicionalmente abre para doação de sangue, o atendimento ocorre das 8h às 13h, sendo retomando normalmente, na segunda-feira (28), a partir das 7 horas.
“Desde a segunda-feira [21] realizamos a tradicional Campanha Natalina de Doação de Sangue para formamos um estoque estratégico que atenda a demanda de transfusões durante as festas de Natal. Trabalhamos com prevenção, planejamento e transparência para cumprimos nossa missão, que é fornecer sangue em quantidade e com qualidade às maternidades e hospitais”, salientou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, ao agradecer a solidariedade dos alagoanos, que sempre atenderam ao chamado do Núcleo de Captação de Doadores de Sangue.
Critérios – Verônica Guedes ressaltou os critérios para doação de sangue e enfatizou que a Hemorrede de Alagoas tem atuado para assegurar aos voluntários, pacientes e servidores, as medidas sanitárias que evitam a contaminação pelo novo coronavírus. “Temos atuado para manter o distanciamento social, disponibilizamos totens com álcool em gel a 70% e exigimos que todos usem máscara. Desde março deste ano, as pessoas que contraíram a Covid-19 ficam impedidas de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os que tiveram contato com pessoas infectadas, só podem doar sangue se não apresentarem sintomas nos 14 dias subsequentes”, informou.
Mas, além destes novos critérios, ficam impedidos de se candidatar à doação de sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses. “É importante não esquecer que, só pode doar sangue, pessoas com idade entre 16 a 69 anos, com boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e que estejam portando um documento de identificação com foto”, enfatizou Verônica Guedes.
Veja também
Últimas notícias
Homem se tranca em banheiro de apartamento para evitar agressões da companheira em Arapiraca
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
