Cultura

Líder religioso de matriz africana se reúne com gestora da FMAC

O babalorixá Wagner Xoroquê se encontrou com a gestora da pasta

Por Ascom FMAC 18/01/2021 21h09
Líder religioso de matriz africana se reúne com gestora da FMAC
Líder religioso de matriz africana se reúne com gestora da FMAC - Foto: Ascom FMAC

O babalorixá Wagner Xoroquê participou de um encontro nesta segunda-feira (18) com a equipe técnica e a gestora da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte. No encontro foi apresentada a situação em que vivem mais de duas mil famílias das comunidades Portelinha e Otacílio Holanda, nas imediações do Conjunto Eustáquio Gomes, bairro Cidade Universitária, Maceió.

A presidenta da FMAC ouviu o relato do líder religioso de matriz africana sobre a desocupação da área em que essas famílias viviam. O despejo ocorreu no dia 19 de abril de 2020. Pai Wagner também falou sobre a dificuldade enfrentada pela comunidade durante a pandemia da Covid-19 (coronavírus), como a falta de alimentos. “Depois de muita articulação conseguimos apenas 35 cestas básicas para distribuir entre algumas famílias das duas comunidades”, relata o balalorixá.

Mírian Monte explicou que a FMAC pode articular com outras pastas, a exemplo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a realização de ações socioculturais que levem em conta os valores artísticos já existentes nas comunidades.

“Com essas parcerias podemos planejar as ações em conjunto com outras pastas e executar, através das escolas públicas que atendem às comunidades, projetos educativos e culturais que respeitem a diversidade sociocultural das comunidades de Maceió”, afirma Mírian.