Amazonas flexibiliza restrições de circulação a partir de segunda
Apesar das novas medidas, comércio não essencial terá de continuar operando por delivery

A partir de segunda-feira (8), o estado do Amazonas terá regras menos rígidas de isolamento social. As mudanças nas medidas de circulação para conter pandemia de covid-19 foram anunciadas na sexta-feira (5). O toque de recolher será das 19h às 6h. O decreto que vale até domingo (7) proibia a circulação de pessoas durante todo o dia.
O comércio só poderá realizar vendas por meio eletrônico e a entrega por delivery das 8h às 17h. Bares e restaurantes também ficam de portas fechadas, mas podem funcionar com serviço de entrega em casa ou como drive-thru.
Já indústrias e obras da construção civil podem manter as atividades, mas terão de fazer o transporte dos empregados por conta própria e evitar, assim, que os trabalhadores usem transporte público.
O governador Wilson Lima afirmou que a decisão considerou critérios científicos. O novo decreto, que começa a vigorar em 8 de fevereiro, é válido por oito dias.
Segundo Cristiano Costa, diretor da Fundação de Vigilância em Saúde, o estado apresenta uma desaceleração na taxa de transmissão da doença.
Imunização
Apesar dessa desaceleração, o estado tem um elevado índice de óbitos. Na quinta-feira (4), o diretor da Vigilância em Saúde afirmou que o Amazonas tem taxa de mortalidade 3.10, enquanto a média brasileira é de 2.4.
O governador Wilson Lima disse na sexta-feira (5) que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou a proposta para priorizar o Amazonas no Plano Nacional de Imunização e vacinar um terço da população até março. Isso significa imunizar 1,3 milhão amazonenses em menos de dois meses.
Cerca de 90 mil pessoas foram imunizadas. Até o momento, o Amazonas recebeu 460 mil doses da vacina contra a covid-19. A vacinação em Manaus chegou a ser suspensa por dois dias, após denúncias de irregularidades na imunização.
Nesta primeira fase da vacinação, estão sendo imunizados povos indígenas aldeados; trabalhadores de saúde; idosos de mais de 80 anos ou com mais de 60 anos que vivem em abrigos.
Importante lembrar que quem já tomou a vacina deve manter os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, como o uso de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e evitar aglomerações.
Veja também
Últimas notícias

Governo amplia Celular Seguro com alertas por WhatsApp. Alagoas registra queda de 6,9% em furtos de celulares
![[Vídeo] 3ª Edição do Festival do Camarão de Arapiraca movimenta o turismo gastronômico no Agreste de AL](https://img.7segundos.com.br/7hm2rzw7FRR8o9mk__4SQ358c2w=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/camarao-2.png)
[Vídeo] 3ª Edição do Festival do Camarão de Arapiraca movimenta o turismo gastronômico no Agreste de AL

Com 4º Seminário de Carcinicultura, Arapiraca fortifica produção do camarão do Agreste Alagoano

Arapiraca promove integração de municípios com 1º Encontro de Secretários de Meio Ambiente

Girau fala com as mãos – Dia da Língua Brasileira de Sinais

Secretaria da Primeira Infância leva atendimentos odontológicos para creche Cria na Grota do Cigano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
