Superintendente da SMTT participa de reunião sobre táxi-lotação
Representantes da categoria solicitam a regulamentação do serviço na capital
Na manhã, desta quinta-feira (18), o gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, juntamente com a representante da Diretoria do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, participou de uma reunião para tratar das demandas dos taxistas. Entre elas, a regulamentação do serviço de táxi-lotação na capital, uma demanda recorrente de alguns profissionais que acreditam nessa alternativa para a prestação do serviço na capital.
Também participaram da audiência o promotor de Justiça do Ministério Público estadual, Jorge Dória, o representante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Tenente Durval Lins, integrante do setor de gerenciamento de crise da Polícia Militar, Tenente Fábio Pereira, e o presidente da Associação dos Taxistas de Maceió, Gilson Gomes.
Ainda no decorrer da sessão, foram apresentados os instrumentos normativos que regulamentam a prestação do serviço de táxi, a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro, que não incluem o serviço de táxi-lotação como uma atividade regulamentada para os permissionários.
“Nossa missão é trabalhar o transporte público como um sistema único. Estamos empenhados na elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana para Maceió, para analisar as decisões do presente, traçando planos para o futuro, com a avaliação de riscos, impactos e aspectos positivos para as gerações futuras”, declarou André Costa durante a reunião.
Ao final, ficou deliberado que serão avaliados projetos para que os taxistas possam auxiliar no sistema de transporte urbano de uma maneira mais efetiva, sempre com foco no usuário do serviço de transporte público que é o principal destinatário das ações da Prefeitura Municipal e dos demais órgão vinculados, como a SMTT.
Protesto na semana passada
Na última quinta-feira (11), um grupo incendiou pneus no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira da Catedral, como maneira de protesto para cobrar a regularização do táxi-lotação.
Eles também se manifestaram contra as supostas abordagens truculentas dos agentes da SMTT, como pressão psicológica nos passageiros e agressões verbais aos condutores.
Na época, por meio de nota, a SMTT informou que o principal lema dessa gestão tem sido o diálogo. "Nesse início de gestão, já foram recebidos pelo superintendente do órgão, André Costa, representantes da Associação dos Taxistas de Maceió, do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas (SINTAXI/AL), e da Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (Asprotam)".
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
