Superintendente da SMTT participa de reunião sobre táxi-lotação
Representantes da categoria solicitam a regulamentação do serviço na capital
Na manhã, desta quinta-feira (18), o gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, juntamente com a representante da Diretoria do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, participou de uma reunião para tratar das demandas dos taxistas. Entre elas, a regulamentação do serviço de táxi-lotação na capital, uma demanda recorrente de alguns profissionais que acreditam nessa alternativa para a prestação do serviço na capital.
Também participaram da audiência o promotor de Justiça do Ministério Público estadual, Jorge Dória, o representante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Tenente Durval Lins, integrante do setor de gerenciamento de crise da Polícia Militar, Tenente Fábio Pereira, e o presidente da Associação dos Taxistas de Maceió, Gilson Gomes.
Ainda no decorrer da sessão, foram apresentados os instrumentos normativos que regulamentam a prestação do serviço de táxi, a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro, que não incluem o serviço de táxi-lotação como uma atividade regulamentada para os permissionários.
“Nossa missão é trabalhar o transporte público como um sistema único. Estamos empenhados na elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana para Maceió, para analisar as decisões do presente, traçando planos para o futuro, com a avaliação de riscos, impactos e aspectos positivos para as gerações futuras”, declarou André Costa durante a reunião.
Ao final, ficou deliberado que serão avaliados projetos para que os taxistas possam auxiliar no sistema de transporte urbano de uma maneira mais efetiva, sempre com foco no usuário do serviço de transporte público que é o principal destinatário das ações da Prefeitura Municipal e dos demais órgão vinculados, como a SMTT.
Protesto na semana passada
Na última quinta-feira (11), um grupo incendiou pneus no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira da Catedral, como maneira de protesto para cobrar a regularização do táxi-lotação.
Eles também se manifestaram contra as supostas abordagens truculentas dos agentes da SMTT, como pressão psicológica nos passageiros e agressões verbais aos condutores.
Na época, por meio de nota, a SMTT informou que o principal lema dessa gestão tem sido o diálogo. "Nesse início de gestão, já foram recebidos pelo superintendente do órgão, André Costa, representantes da Associação dos Taxistas de Maceió, do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas (SINTAXI/AL), e da Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (Asprotam)".
Últimas notícias
Bola usada por crianças atinge moto e provoca acidente em Campo Alegre
Carro capota na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió
Agente da Polícia Militar de São Paulo dispara acidentalmente contra a própria perna
Michelle visita Bolsonaro na superintendência da Polícia Federal em Brasília
PF cumpre mandado de busca e apreensão sobre suspeita de fraude no Enem
Mano Walter publica vídeo emocionante em homenagem à sogra que faleceu sábado (22)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
