"Precisamos que a administração municipal tenha autonomia para gerir recursos", diz Gilberto Gonçalves sobre serviços da Casal
A reunião com prefeitos e secretários aconteceu na tarde desta segunda-feira (22).
Em reunião virtual realizada nesta segunda-feira (22) com os prefeitos da Região Metropolitana de Maceió, e o Secretário de Planejamento do Estado, o Prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP) debateu sobre a transparência dos recursos obtidos pela concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento desta região, vencida pela empresa BRK Ambiental.
Participaram da reunião o prefeito de Pilar, Renato Filho, o prefeito de Messias, Marcos Silva, a prefeita de Coqueiro Seco, Decele Dâmaso, entre outros. Com o lance de cerca de R$ 2 bilhões de reais, a empresa vencedora promoverá a distribuição de água e coleta de esgoto em 13 cidades da grande Maceió, recursos esses pertencentes ao município.
Durante a reunião, o Secretário de Planejamento do Estado informou que pretende aplicar também o dinheiro em construções de creches nos municípios. A respeito disso, o prefeito Gilberto declarou que a iniciativa é louvável, mas pediu que o debate fosse ampliado para que as escolas e creches não sejam somente construídas, mas que também tenham funcionalidade. “Rio Largo é o município que mais construiu creche nos últimos anos. Por isso é preciso um custo muito grande para mantê-las em funcionamento de forma adequada e eficiente para melhor atender aos interesses básicos da população”, comentou.
O prefeito Gilberto também pontuou a inconstitucionalidade da lei complementar N°50/2019 que reestruturou a região metropolitana de Maceió, retirando a participação direta dos municípios. “Para manter o desenvolvimento e o progresso das nossas cidades, precisamos que a administração municipal tenha autonomia para gerir este recurso em prol do povo’’, concluiu.
Tanto a Assembleia Metropolitana, como o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que são os dois órgão deliberativos da RMM são inconstitucionais, na medida em que os 13 municípios possuem apenas 40% dos votos, divididos proporcionalmente entre eles, de acordo com a população de cada um, enquanto que o estado e assembleia, (que compõe o mesmo ente federativo), possuem mais 55% dos votos da Assembleia Metropolitana e 60% no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Novas alterações de sentido entram em vigor no bairro Poço no dia 11 de outubro

Evento em Maceió discute ‘nova era da medicina’ e o futuro econômico da carreira médica

Caminhonete com dois ocupantes capota e congestiona trecho da BR-316, em Satuba
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
