Comitê contra Covid-19 vai funcionar por pelo menos três meses
Grupo, articulado pela cúpula dos três Poderes, não conta com a participação de governadores e prefeitos
Foi publicado nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o decreto que institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O comitê deve funcionar por três meses, podendo ter o prazo prorrogado. De acordo com o texto, governadores e prefeitos não integrarão o grupo diretamente.
O grupo será coordenado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e integrado pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM -MG).
O texto determina ainda que uma autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, participará na condição de observador. A Secretaria Executiva do Comitê será exercida pelo Ministério da Saúde.
Segundo o decreto, o presidente da República poderá convidar autoridades representantes de órgãos e entidades, públicos e privados, e especialistas para participar das reuniões, sempre que solicitado por qualquer dos membros.
O comitê foi anunciado por Bolsonaro na quarta-feira (24/3), pouco mais de um ano depois do início da pandemia e no dia em que o país atingiu a marca trágica de 300 mil óbitos em decorrência da Covid-19.
“Resolvemos, entre outras coisas, que será criada uma coordenação junto aos governadores, com o senhor presidente do Senado Federal. Da nossa parte, um comitê que se reunirá toda semana com autoridades para decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus”, afirmou o mandatário da República, após reunião com chefes de Poderes, ministros e governadores convidados.
O decreto estipula ainda que poderão ser criados grupos de trabalho com o objetivo de estudar e articular soluções para assuntos específicos relacionados com a pandemia da Covid-19.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
