Renan sobre Sputnik V: “Estamos finalizando as trativas com o Fundo Soberano”
Declaração foi dada durante coletiva à imprensa nesta sexta-feira (11)

O governador Renan Filho (MDB) falou, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (11), sobre as tratativas para a compra de vacinas Sputnik V. De início, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou com condicionantes a importação de 1% das vacinas, fabricadas na Rússia, pelo Instituto Gamaleya.
"Nós estamos finalizando as tratativas com o Fundo Soberano Russo e com o laboratório que produziu as vacinas na Rússia, porque as recomendações da Anvisa estabelecem responsabilidades para eles também. A reunião aconteceu ontem. Hoje, depois do almoço, vão reportar a mim como foi a reunião com os representantes dos outros estados do Nordeste para a gente verificar como tá o andamento", informou o governador.
Os condicionantes foram interpostos devido à falta de documentação e dados que demonstrem o controle necessário de qualidade das fórmulas. Estados solicitantes e o Ministério da Saúde deverão disponibilizar às unidades de saúde as informações de rótulos e bulas que sejam importantes para o uso correto do produto, no idioma português. Os Estados deverão suspender a importação, distribuição e uso caso a Anvisa ou a Organização Mundial da Saúde (OMS) reprovem o uso emergencial dessas vacinas.
"A Anvisa estabeleceu muitas recomendações, o que está dificultando o caminho. E eu espero que essas recomendações, tão amplas, não se deem justamente porque a Anvisa não quer que a gente vacine as pessoas. Essa é a grande sensação que a gente tem no Brasil, porque não compararam as vacinas da Pfizer, ficaram contra as vacinas do Butantan, porque agrediram a China o tempo inteiro e agora estabelecem uma série de condicionantes pra que os estados possam ampliar a vacinação. Alagoas quer comprar vacina e o que o nosso povo quer é ser imunizado, de maneira mais ampla possível", completou o chefe do Executivo estadual.
Últimas notícias

JHC visita obras da creche Gigantinhos Morada do Planalto, no Benedito Bentes

Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS, pede prisão preventiva de 21 integrantes do esquema criminoso que roubou aposentados e pensionistas

Alagoas perde posições no ranking de infraestrutura e aparece em 20º lugar em 2025

Artesanato alagoano em contagem regressiva para a Paris Designer Week 2025

Rafael Brito propõe Pé-de-Meia para todos os alunos do ensino médio público

MPF, MP e DPU pedem decisão urgente sobre o Bom Parto antes de ação contra Braskem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
