Covid-19: Prefeitura de Maceió inicia investigação sobre lotes de vacina fora da validade
Imunizantes da AstraZeneca correspondem a 42,7% das doses aplicadas em Maceió
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, teria repassado 109 doses de vacinas da AstraZeneca fora da validade para o município de Maceió. Os imunizantes teriam sido aplicados na capital alagoana e, agora, a prefeitura investiga a situação.
Ao todo, foram três lotes de vacinas supostamente vencidas aplicadas, sendo 97 do 4120Z001, que expirou no dia 29 de março; 10 do 4120Z005, que venceu no dia 14 de abril e 70% das doses fora da validade no país são deste lote; e duas do CTMAV505, que saiu do prazo de uso no dia 31 de maio.
De acordo com os dados do Localiza SUS, de 502.224 doses aplicadas que constam no sistema do Governo Federal, 214.619 eram da AstraZeneca, representando 42,7% do total. O restante é dividido entre 188.191 da Coronavac e 93.958 da Pfizer.
O lote da vacina pode ser conferido no cartão individual de vacinação. A pessoa que recebeu uma dose de um desses três lotes deve procurar uma unidade de saúde para receber orientações.
Além disso, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou o imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias após ter recebido a dose depois do vencimento, uma vez que, na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está realizando a averiguação dos registros dos referidos lotes que teriam sido aplicados na população fora do prazo de validade. Assim que for concluída a investigação, todas as informações serão esclarecidas à sociedade maceioense.
Últimas notícias
Empresário morre após acidente na área da piscina de casa em Palmeira dos Índios
II Feira do Empreendedor destaca talentos, inovação e protagonismo estudantil em Limoeiro de Anadia
Capoeirista de Feira Grande é selecionado em edital do Governo de AL
Renato Filho quer levar modelo da Casa da Mulher do Pilar para outras regiões de Alagoas
Vítima de homicídio no Jacintinho é ex-presidiário acusado de matar quatro pessoas
Justiça manda JHC retirar publicação por discurso de ódio contra Renan Filho
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
