Educação

Sinteal acompanha retorno às aulas e preocupa-se com saúde mental de professores

Aulas foram retomadas na rede estadual nesta segunda-feira de forma híbrida

Por 7Segundos 16/08/2021 15h03
Sinteal acompanha retorno às aulas e preocupa-se com saúde mental de professores
Presidente do Sinteal, Consuelo Correia - Foto: Sandro Lima

As aulas da rede estadual de ensino foram retomadas nesta segunda-feira (16) de forma híbrida e o Sindicato do Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) irá acompanhar de perto se os protocolos sanitários estão sendo seguidos.

Em entrevista ao 7Segundos, a presidente do Sinteal, Maria Consuelo Correia, afirmou que, apesar de o Sindicato apoiar o retorno, há uma preocupação com as condições sanitárias das unidades escolares, tanto da rede estadual, como das municipais de ensino.

“Há escolas que não tem janelas, há unidades de saúde que funcionam em prédios alugados, sem estrutura. Os profissionais já foram imunizados, mas nos preocupamos não só com eles, mas também com os alunos e seus familiares”, explicou.

Por isso, o Sinteal criou um instrumento que os profissionais poderão denunciar qualquer irregularidade nas unidades de saúde de forma anônima. “É claro que não vamos poder ir a todas as unidades, mas vamos tentar priorizar algumas”.

Questionada sobre a saúde mental dos professores, Maria Consuelo informou que há uma preocupação com a ansiedade desses profissionais que estarão em contato com alunos ainda não vacinados.

“Vai ser complicado porque vai exigir muito mais deles. A aula híbrida requer muito mais preparo.Também é interessante que nós acompanhemos esse formato pedagógico”, afirmou.