Covid -19

Ministério da Saúde vai testar maceioenses para a covid-19

Pesquisa visa estimar o nível de infecção e imunização da população

Por 7Segundos 19/08/2021 17h05
Ministério da Saúde vai testar maceioenses para a covid-19
Ministério da Saúde vai testar maceioenses para a covid-19 - Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde irá testar maceioenses para a covid-19. A ação é parte da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV), realizada em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A PrevCov visa estimar o nível de infecção e imunização à covid-19 na população. Ainda não se sabe quantas pessoas serão submetidas a um exame sorológico na capital alagoana, com coleta de sangue, para verificar a existência de anticorpos da classe IGG na população. Os anticorpos IGG aparecem 14 dias após a contaminação da covid-19. Ou seja, um diagnóstico com IGG positivo indica que o participante já foi infectado pela doença.

Os participantes também serão submetidos a questionários, onde responderão se já foram diagnosticados com a doença, se já foram vacinados, entre outros. Os dados pessoais dos participantes serão mantidos em sigilo.

Em 30 dias, as pessoas poderão verificar o resultado do exame através do login e senha que receberão no dia do teste.

A pesquisa será realizada em 274 cidades de todo o Brasil e deve durar dois meses. Ao todo, 211 mil pessoas em 62 mil domicílios serão contempladas.